No Japão, Trump elogia Kim Jong-Un e ameniza discurso contra Irã

Kevin Lamarque / Reuters

Donald Trump

Em seu terceiro dia de visita ao Japão, o presidente americano, Donald Trump, adotou um tom mais conciliador com o Irã e elogiou o líder norte-coreano, Kim Jong-Un. Nesta segunda-feira (27), ele assegurou que os Estados Unidos não buscam uma mudança de regime em Teerã e se declarou otimista em relação às negociações com a Coreia do Norte sobre a desnuclearização.

O chefe de Estado americano elogiou a inteligência do líder norte-coreano, Kim Jong-Un, dizendo que ele “entende perfeitamente que uma arma nuclear “não traz nenhum benefício”, e que seu país dispõe de um “potencial econômico fenomenal que pode ser desenvolvido”. Trump ainda declarou que existe um “grande respeito” entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte”.

Trump citou dois encontros com o dirigente norte-coreano – em junho de 2018 em Singapura e em Hanoi, no Vietnã, em fevereiro, que não permitiu avanços reais na desnuclearização da Coreia do Norte. Pelo contrário, o diálogo entre norte-americanos e norte-coreanos esfriou e Pyongyang recentemente fez novos testes de mísseis de curto alcance.

Trump minimizou esses testes neste domingo (26), em um tuíte. Na mensagem, ele disse que os norte-coreanos lançaram algumas armas e isso “incomodou algumas pessoas nos Estados Unidos, mas ele não”. O premiê japonês, Shinzo Abe, deixou claro que as armas de curto alcance representam um perigo para o Japão.

Donald Trump encontrou pela segunda vez nesta segunda-feira (27) famílias de japoneses sequestrados durante a Guerra Fria pelos agentes de Pyongyang.

O premiê japonês pede com certa regularidade a Trump que os Estados Unidos intercedam junto à Coreia do Norte para que os sobreviventes dessa época possam voltar ao país. Abe espera em breve encontrar com Kim Jong-Un para discutir a questão, uma iniciativa que tem o apoio de Trump.

“Não queremos armas nucleares”

“Nós não buscamos a troca de regime em Teerã, quero que isso fique claro”, declarou o presidente americano. Na sexta-feira (24), os EUA enviaram mais reforços militares ao Golfo Pérsico, provocando novos atritos com o governo iraniano.

“O que queremos é a ausência de armas nucleares. Não tenho nenhuma intenção de destruir o Irã”, declarou o presidente americano, depois de uma cúpula com o premiê japonês Shinzo Abe em Tóquio.

“Se eles querem conversar, nós conversaremos”, disse Trump, que também não descarta uma mediação japonesa. Em relação à China, Trump se disse confiante, estimando que havia “boas chances” que um acordo comercial possa ser assinado em breve. Ele não escondeu também que Estados Unidos e Japão mantêm uma cooperação “desequilibrada no setor.”

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …