Arqueólogos acreditam ter descoberto o túmulo da mulher de Tutankamon

Um grupo de arqueólogos diz ter encontrado, no Vale dos Reis, em Luxor, o túmulo da famosa rainha Ankhesenamun, esposa de Tutankamon, o mais famoso faraó do Egito.

Segundo o arqueólogo Zahi Hawass, os especialistas examinaram o local entre fevereiro e maio com um radar e descobriram o que parece ser a entrada de um túmulo e quatro jazidas de fundação que estavam cheias de potes de cerâmica, restos de alimentos e ferramentas, um sinal inequívoco da construção de um túmulo nas proximidades.

“Temos certeza de que há um túmulo lá, mas não sabemos a quem pertence. Os antigos egípcios geralmente construíam quatro ou cinco jazidas sempre que começavam a construir um túmulo”, acrescentou o cientista.

Segundo o Live Science, o novo túmulo está localizado perto do túmulo do faraó Ay, que foi casado brevemente com Ankhesenamun e sucedeu Tutankamon no trono.

A teoria, porém, é questionada por alguns estudiosos que dizem que Ay era realmente o avô materno de Ankhesenamun, e até sugerem que a rainha foi casada com seu pai durante algum tempo.

Membro de longa data da antiga realeza egípcia, Ankhesenamun foi a terceira de seis filhas do faraó Akhenaton e de Nefertiti. Casou-se com seu meio-irmão Tutankamon quando tinha entre 8 a 10 anos e ele tinha 13 anos, tendo governado entre 1332 e 1327 a.C.

Se confirmada, a descoberta pode ajudar a desvendar o destino da esposa do rei mais famoso do Egito, visto que não há registros históricos depois do seu segundo casamento.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"O que vai curar a economia é a vacinação", diz economista do setor de comércio brasileiro

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu a previsão de crescimento do setor mesmo com o início da vacinação. Para discutir a questão, a Sputnik Brasil conversou com Fábio Bentes, …

Covid-19: Austrália não deve reabrir fronteiras antes de 2022

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, Brendan Murphy, um dos …

Burger King revela seu 1º sanduíche 100% vegano

As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um …

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …