Túmulo de Jesus Cristo é mais antigo do que se pensava

Jlascar / Wikimedia

Capela com túmulo de Jesus Cristo na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém

O túmulo onde se acredita que foi enterrado Jesus Cristo teria, afinal, quase 1700 anos, sendo muito mais velho do que se pensava. A teoria inicial dos arqueólogos que analisam o chamado Santo Sepulcro é que teria cerca de mil anos, remontando ao tempo das Cruzadas.

Pesquisadores da Universidade Técnica Nacional de Atenas, na Grécia, que têm investigado o túmulo de Jesus Cristo, na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, concluíram que ele seria datado de cerca de 345 depois de Cristo, conforme reporta a revista The National Geographic.

Os cientistas conseguiram analisar pedaços de argamassa, retiradas do cimento original de calcário e de uma laje de mármore que cobre o túmulo, recorrendo à técnica conhecida por Luminescência Opticamente Estimulada. Assim, chegaram à certeza de que o Santo Sepulcro data de há quase 1700 anos.

Os materiais de construção do revestimento de pedra do túmulo remontam, desta forma, ao tempo dos romanos, o que reforça a tese de que poderíamos estar mesmo perante o local onde Jesus Cristo foi enterrado.

Jesus teria morrido por volta de 30 a 33 dC. Há relatos históricos que indicam que os romanos encontraram seu túmulo e que o transformaram em um local de consagração, por volta de 326 dC., quando Constantino, O Grande era imperador de Roma – ele foi o primeiro imperador cristão do império romano.

A nova descoberta também confirma que o Santo Sepulcro teria sobrevivido intacto ao longo de 1700 anos, apesar dos inúmeros danos sofridos pela igreja onde se situa, devido a terremotos e a incêndios. Há cerca de mil anos, a igreja foi completamente demolida, tendo depois sido reconstruída.

O chamado túmulo de Jesus Cristo foi aberto pela primeira vez em séculos, em outubro de 2016, no âmbito de trabalhos de restauração que visam preservar o danificado santuário onde se encontra.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …