Túmulo de Jesus Cristo é mais antigo do que se pensava

Jlascar / Wikimedia

Capela com túmulo de Jesus Cristo na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém

O túmulo onde se acredita que foi enterrado Jesus Cristo teria, afinal, quase 1700 anos, sendo muito mais velho do que se pensava. A teoria inicial dos arqueólogos que analisam o chamado Santo Sepulcro é que teria cerca de mil anos, remontando ao tempo das Cruzadas.

Pesquisadores da Universidade Técnica Nacional de Atenas, na Grécia, que têm investigado o túmulo de Jesus Cristo, na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, concluíram que ele seria datado de cerca de 345 depois de Cristo, conforme reporta a revista The National Geographic.

Os cientistas conseguiram analisar pedaços de argamassa, retiradas do cimento original de calcário e de uma laje de mármore que cobre o túmulo, recorrendo à técnica conhecida por Luminescência Opticamente Estimulada. Assim, chegaram à certeza de que o Santo Sepulcro data de há quase 1700 anos.

Os materiais de construção do revestimento de pedra do túmulo remontam, desta forma, ao tempo dos romanos, o que reforça a tese de que poderíamos estar mesmo perante o local onde Jesus Cristo foi enterrado.

Jesus teria morrido por volta de 30 a 33 dC. Há relatos históricos que indicam que os romanos encontraram seu túmulo e que o transformaram em um local de consagração, por volta de 326 dC., quando Constantino, O Grande era imperador de Roma – ele foi o primeiro imperador cristão do império romano.

A nova descoberta também confirma que o Santo Sepulcro teria sobrevivido intacto ao longo de 1700 anos, apesar dos inúmeros danos sofridos pela igreja onde se situa, devido a terremotos e a incêndios. Há cerca de mil anos, a igreja foi completamente demolida, tendo depois sido reconstruída.

O chamado túmulo de Jesus Cristo foi aberto pela primeira vez em séculos, em outubro de 2016, no âmbito de trabalhos de restauração que visam preservar o danificado santuário onde se encontra.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …