Cientistas encontram sangue no Sudário de Turim – e pode ser de Jesus Cristo

bostoncatholic / Flickr

O Santo Sudário em exposição no Museu de Turim

Uma nova análise científica feita no Santo Sudário, a peça de linho em que Jesus Cristo teria sido envolvido depois de crucificado, detectou a presença de vestígios de sangue de uma vítima torturada.

O novo dado parece reforçar a teoria de que o Santo Sudário, também conhecido como Sudário de Turim, se trata mesmo do tecido em que Jesus Cristo foi envolvido depois de ter sido crucificado.

A autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos, mas a nova investigação, apresentada em um artigo publicado na revista científica PlosOne, sugere que a relíquia pode conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense realizada por pesquisadores italianos detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa teria sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico antes de ter morrido.

“A presença destas nanopartículas biológicas, encontradas durante nossas experiências, apontam para uma morte violenta para o homem envolvido no Sudário“, destaca um dos pesquisadores envolvidos no estudo, o professor Giulio Fanti, da Universidade de Pádua (Itália), citado pela agência católica de notícias ACI Digital.

Outro dos autores da pesquisa, Elvio Carlino, do Instituto de Cristalografia de Bari, acrescenta que as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento” da “vítima” que foi “envolvida no tecido fúnebre”.

Dianelos Georgoudis / Wikimedia

Imagens do Sudário de Turim contrastada com filtros positivo / negativo e funções matemáticas

Técnicas microscópicas avançadas

Os pesquisadores esclarecem, no estudo publicado na PlosOne, que recorreram à técnica de resolução atômica reprodutível, através de Microscopia Eletrônica de Transmissão, e à análise microscópica de raios-X de Grande Angular para encontrarem as nanopartículas.

As análises permitiram concluir, pelo “tipo, tamanho e distribuição”, que “não podem ser corantes para pintura”, mas que são antes “núcleos de ferrita de ferritina”, conforme indicam na pesquisa.

A ferritina, juntamente com a creatinina, que também foi encontrada no tecido, são substâncias detectadas habitualmente em pacientes que sofreram traumas múltiplos, por exemplo, em vítimas de tortura.

Assim, os pesquisadores concluem que as partículas de sangue resultam de um “politraumatismo grave”, em um “cenário de violência” – uma conclusão que vem ao encontro do cenário da crucificação de Jesus Cristo e do posterior envolvimento do seu corpo na famosa relíquia fúnebre.

Greg Sass / Flickr

O Santo Sudário em exposição no Museu de Turim

Mistério e controvérsia continuam

Mas mesmo que pesquisas posteriores venham reforçar as conclusões, dificilmente será possível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo. Por isso, a polêmica em torno do Santo Sudário está longe de terminada.

A relíquia tem sido alvo de muitas teorias e de muito debate entre teólogos e cientistas ao longo dos anos, havendo suspeitas quanto à sua autenticidade.

Testes realizados em 1988 apontaram que pode se tratar de uma falsificação da Idade Média. Mas há outras análises que vão no sentido de que se trata mesmo do tecido onde Jesus Cristo foi envolvido, no Santo Sepulcro, há 2 mil anos.

Em abril deste ano, o History anunciou em um documentário que pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, estão usando amostras de DNA do Santo Sudário para tentar encontrar descendentes vivos de Jesus Cristo.

O certo é que a relíquia atravessou meio mundo, de Jerusalém à Turquia, passando pela França, até chegar a Turim, onde está, atualmente, em exibição na Catedral de São João Batista. Passou assim, por muitas mãos e os vestígios de sangue podem até pertencer a qualquer pessoa que tenha tido contato com ela na era moderna.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …