Com certeza, você já recebeu alguma mensagem com um simples “sim” ou “ok” (ou, pior ainda, apenas “s” ou “k”) e pensou que a pessoa estava sendo seca, grossa, passiva-agressiva, desdenhosa ou estava brava. É exatamente por esse motivo que você nunca deve responder uma mensagem assim.
Existe uma razão para interpretarmos os textos online da forma como interpretamos: fazemos um paralelo com a vida real.
Pessoalmente, quando queremos ser educados, fazemos um esforço para nos comunicarmos, geralmente usando mais palavras do que precisamos, conforme explica a linguista Gretchen McCulloch. Por exemplo, pedimos “Doutor, você poderia por favor abrir a janela?” ao invés de simplesmente dizer “Abra a janela!”.
Pense no seguinte cenário: quando você diz “sim” na vida real, geralmente usa mais palavras, além de gestos, expressão facial e entonação para demonstrar sua intenção. Se você responder apenas “sim” secamente para uma pessoa, como se usasse um ponto final na frase, ela provavelmente interpretaria aquilo como pouco amigável, e estaria certa.
Online, podemos fazer o mesmo, utilizando táticas diferentes. Se você não quer parecer seco e não pode usar entonação, uma opção é colocar um ponto de exclamação na frase (sem exageros, é claro). Um “Sim!” já é bem melhor do que apenas “sim”.
Outra tática é substituir palavras mais secas como “sim” e “ok” por “claro”, “pode deixar”, “com certeza” e variantes, de forma a parecer um pouco mais atencioso (é melhor observar se não está sendo sarcástico, no entanto).
A linguagem virtual é algo novo e ainda estamos descobrindo como interpretá-la. Se você não pode usar emojis e pontos de exclamação para deixar sua intenção clara e ainda assim gostaria de parecer educado e atencioso, pense em como responderia àquela mensagem pessoalmente e tente escrever mais do que apenas “ok”.
// HypeScience