Pintura do século VI mostra o rosto de Jesus (e não é como se pensava)

(dr) Dror Maayan

Um grupo de arqueólogos descobriu uma representação de Jesus Cristo, datada do século VI, extremamente rara e que difere da imagem cristã tradicional.

A descoberta foi feita na parede de uma antiga igreja em Shivta, no sul de Israel, de acordo com o estudo publicado em agosto na revista Antiquity.

Os evangelhos nunca descreveram exatamente a aparência de Jesus. Todas as representações são de artistas posteriores e, quanto que as gravuras sobreviventes abundam em velhos mosteiros e igrejas, em Israel são quase inexistentes.

Em contraste com a imagem ocidental de Jesus, que o representa com cabelo comprido e barba, a pintura encontrada em Israel mostra um figura sem barba, cabelo curto e encaracolado, olhos e nariz grandes.

Ao lado da imagem de Jesus, encontra-se outro rosto menos visível. Segundo uma equipe de especialistas da Universidade de Haifa, a gravura representa o episódio bíblico do batismo de Jesus, sendo a outra figura João Batista.

Shivta foi fundada no século II a.C e sobreviveu durante cerca de 650 anos, antes de ser abandonada no início do período islâmico. A aldeia sustentou uma grande população e, durante o seu apogeu, teve três igrejas.

A primeira pintura de Jesus em Shivta foi encontrada na igreja mais a sul e estava muito desgastada. Já a que representa o seu batismo foi encontrada na igreja mais a norte.

A pintura foi descoberta por uma equipe de arqueólogos em 1920. Mas, devido ao seu mau estado de conservação, não atraiu atenção. Na verdade, a imagem está tão desgastada que até os estudiosos da arte moderna mal conseguiram vê-la.

“Eu estava lá na hora certa, no lugar certo com o ângulo certo de luz e, de repente, vi os olhos”, disse Emma Maayan-Fanar, da Universidade de Haifa. “Era o rosto de Jesus durante seu batismo, olhando para nós”.

A representação de Jesus Cristo com cabelo curto foi difundida pelo Egito e no Mediterrâneo – onde hoje a Síria e a Palestina estão localizadas – na arte bizantina, mas desapareceu.

Pode-se assumir que Jesus possa ter tido uma aparência do Oriente Médio, mas isso não é tão simples. Características fisiológicas comuns nas populações atuais – como olhos escuros e cabelos mais curtos – não eram tão comuns nos tempos antigos, à medida que populações geneticamente distintas surgiam e desapareciam por toda a Terra.

O que parece claro na multiplicidade de representações através dos séculos e ao redor do mundo é que Jesus se parece com aqueles que o seguem, adaptando-se à moda, experiência cultural e costumes da época.

Não se sabe se a pintura será uma representação exata da aparência de Jesus Cristo. Ainda assim, os arqueólogos enfatizam que é uma descoberta muito importante, que pode expandir o conhecimento sobre a arte cristã primitiva na região.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …