Twitter testa novas opções de monetização para perfis e postagens

O Twitter parece estar testando uma série de novos recursos focados na monetização de perfis e cobrança de assinaturas para acesso a conteúdo exclusivo.

O funcionamento das opções de “Super Follow” e “Tip Jar”, que podem ser traduzidas como “Super Seguir” e “Caixinha”, foram reveladas por Jane Manchun Wong, pesquisadora e analista especializada em engenharia reversa.

Em suas análises, ela revelou um pouco mais sobre a dinâmica destas opções. A “Caixinha”, uma doação única pelo bom trabalho de um criador de conteúdo, aparecerá no topo dos perfis, ao lado de botões como os de seguir, enviar mensagens diretas ou criar notificações.

O dinheiro pode ser transferido por meio de diferentes aplicativos e serviços, provavelmente de acordo com o que for cadastrado pelo dono do espaço e, logicamente, pelas opções do próprio usuário.

Já o “Super Follow” aparece como opção àqueles que já estão seguindo um determinado perfil, substituindo o botão dedicado a isso. Novamente, a partir de diversos serviços de pagamento, os usuários poderão ter acesso a conteúdos exclusivos a partir de um sistema de assinaturas, similar ao que existe hoje em plataformas como o Patreon, por exemplo.

O sistema deve funcionar de forma semelhante ao que está disponível no Spaces, que começou a chegar neste fim de semana aos usuários brasileiros e está sendo encarado como a resposta do Twitter ao Clubhouse.

Nas salas de áudio, é possível fazer doações diretas aos criadores de conteúdo em alguns países e, como demonstrou Wong, a ideia seria permitir o mesmo para qualquer perfil, desde que, segundo ela, a página tenha um total mínimo de seguidores, que ainda não foi divulgado.

Os testes também não esclarecem outros detalhes do funcionamento do sistema, como o tipo de conteúdo que poderá ser publicado nestes espaços restritos a pagamento e de que forma o dinheiro será dividido entre os criadores e a própria rede social.

Restam, também, dúvidas sobre o formato das publicações, já que o Super Follow, estando disponível apenas depois do ato comum de seguir um usuário, pode indicar que todo perfil deverá ter algum tipo de atividade gratuita para poder, também, vender conteúdo.

Originalmente, o recurso de Super Follow foi anunciado em fevereiro, durante um evento focado em investidores e analistas de mercado, com foco em salas de áudio exclusivas, Fleets e publicações como as que já existem hoje na rede social, mas que podem ser acessadas apenas pelos usuários pagantes.

Por enquanto, entretanto, o Twitter não falou publicamente sobre os testes destas novas alternativas de monetização.

Ciberia // Canaltech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …