Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus conteúdos no Instagram e no Facebook.

Essas redes sociais adotaram critérios mais rígidos com esses criadores, com medidas que variam desde a proibição de quaisquer discussões sobre corpos até uso de emojis e imagens violentas. Agora, parece que o Twitter seguirá o mesmo caminho.

A partir de janeiro de 2020, a rede de microblogs proibirá “conduta sexual violenta” e “conteúdo gratuito de sangue“.

Conforme apontado pelo The Daily Dot, o Twitter define conteúdo adulto como mídia “pornográfica ou com a intenção de causar excitação sexual, incluindo desenhos animados, hentai ou anime envolvendo seres humanos ou representações de animais com características semelhantes a humanos”, tipo os Thundercats.

Além disso, o Twitter pode remover qualquer material “que represente conduta sexual violenta ou violência gratuita em qualquer lugar” e também pode banir permanentemente contas “dedicadas à publicação desse tipo de conteúdo”.

Adeus, NSFW

Embora bloquear a “conduta sexual violenta” pareça uma ação simples e que “limpe” o Twitter, vários canais e criadores NSFW que possuem conta lá manifestaram suas preocupações com essa atualização de política.

Eles dizem que essas mudanças não serão efetivas e sugerem que, em 2020, as postagens que não envolvam sexo direto e heteronormativo possam ser removidas da plataforma, dando a entender que outras modalidades podem sobreviver.

Embora essa política afete principalmente as contas especializadas em sadomasoquismo e similares, pode prejudicar profissionais que atuem nessa área, como lojas de artigos sexuais ou até modelos e diretores. Ainda não está clara a explicação sobre o que irá, de fato, acontecer.

Já removi fotos [no Instagram] antes e também experimentei tirar as que ocasionam o shadow-banning (banimento escondido) no Instagram e no Twitter”, disse Erika Lust, uma premiada diretora de cinema erótica sueca, ao The Next Web.

“Isso significa que quando as pessoas tentaram pesquisar minha conta, eu não apareci nos termos de pesquisa. Para as pessoas que já me seguiram, eu seria a décima da lista a aparecer para quem pesquisasse meu nome de usuário”, explica

As diretrizes atualizadas — e vagas — do Twitter representam mais um obstáculo para profissionais do sexo e artistas da NSFW que tentam ganhar a vida.

Embora não esteja claro se o Twitter planeja proibir completamente o conteúdo sexual em sua plataforma, seus primeiros passos na censura de contas com este perfil podem indicar o que ocorrerá no futuro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …

Julho foi mês mais fatal da pandemia de covid-19 no Brasil

Com quase 33 mil vítimas, julho foi o pior mês desde as primeiras infecções com o coronavírus no país. Em São Paulo, estado mais atingido, Instituto Butantan oferece testes grátis da doença respiratória na capital. O …

Ouvidos poderiam esconder coronavírus, descobre estudo

Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, EUA, encontrou vestígios do novo coronavírus nos ouvidos humanos, alertando que agora as autoridades médicas precisam tomar mais cuidado. Chamado de SARS-CoV-2, o novo coronavírus poderia se esconder …

Quase humano: cérebro artificial ajuda robô a realizar tarefas complexas

Pegar uma lata de refrigerante pode ser uma tarefa simples para os seres humanos, mas isso pode ser muito complexo para um robô. Isso porque ele precisa localizar o objeto, deduzir sua forma, determinar a …

Se você fizer isso, dificilmente terá câncer por toda a vida

A Sociedade Americana de Câncer acaba de atualizar o guia de dieta e atividades físicas com o objetivo de reduzir o risco de se ter câncer ou, possivelmente não ter câncer durante toda a vida. …

Nos hospitais, 70% dos profissionais se sentem despreparados para pandemia

O conhecimento sobre a covid-19 ainda é tão pouco que os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde estão com medo e se sentindo despreparados. Ao mesmo tempo, por conta da pandemia ainda descontrolada no …

Este chef é um verdadeiro herói no lar de idosos onde trabalha

A admiração conquistada pelo chef Kevin na casa de repouso onde trabalha em Perthshire, na Escócia, não vem apenas do sabor e da beleza de cada prato montado por ele. Cozinheiro profissional desde 1995, Kevin se …

Desafio para Starlink? Rússia prepara sua própria rede de satélites Sfera

A futura rede de conexão de alta velocidade Sfera terá mais de 200 satélites destinados à Internet das Coisas e mais de 250 aparelhos para sondar a Terra, revelou a corporação russa Roscosmos. A rede Sfera …

Mark Zuckerberg comprou Instagram por medo de ele ameaçar o Facebook

“Caso eles cresçam em grande escala, isso pode acabar sendo disruptivo para nós”, afirma Mark Zuckerberg em um e-mail enviado em fevereiro de 2012 ao então diretor financeiro do Facebook, David Eberman. Eles discutiam a compra …

Japão: vítimas da chuva radioativa de Hiroshima são finalmente reconhecidas pela Justiça

Um tribunal de Hiroshima ampliou a definição de sobreviventes de bombas atômicas para incluir na lista novas vítimas do fenômeno que ficou conhecido como "chuva negra" radioativa, que se seguiu ao bombardeio nuclear da …