Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus conteúdos no Instagram e no Facebook.

Essas redes sociais adotaram critérios mais rígidos com esses criadores, com medidas que variam desde a proibição de quaisquer discussões sobre corpos até uso de emojis e imagens violentas. Agora, parece que o Twitter seguirá o mesmo caminho.

A partir de janeiro de 2020, a rede de microblogs proibirá “conduta sexual violenta” e “conteúdo gratuito de sangue“.

Conforme apontado pelo The Daily Dot, o Twitter define conteúdo adulto como mídia “pornográfica ou com a intenção de causar excitação sexual, incluindo desenhos animados, hentai ou anime envolvendo seres humanos ou representações de animais com características semelhantes a humanos”, tipo os Thundercats.

Além disso, o Twitter pode remover qualquer material “que represente conduta sexual violenta ou violência gratuita em qualquer lugar” e também pode banir permanentemente contas “dedicadas à publicação desse tipo de conteúdo”.

Adeus, NSFW

Embora bloquear a “conduta sexual violenta” pareça uma ação simples e que “limpe” o Twitter, vários canais e criadores NSFW que possuem conta lá manifestaram suas preocupações com essa atualização de política.

Eles dizem que essas mudanças não serão efetivas e sugerem que, em 2020, as postagens que não envolvam sexo direto e heteronormativo possam ser removidas da plataforma, dando a entender que outras modalidades podem sobreviver.

Embora essa política afete principalmente as contas especializadas em sadomasoquismo e similares, pode prejudicar profissionais que atuem nessa área, como lojas de artigos sexuais ou até modelos e diretores. Ainda não está clara a explicação sobre o que irá, de fato, acontecer.

Já removi fotos [no Instagram] antes e também experimentei tirar as que ocasionam o shadow-banning (banimento escondido) no Instagram e no Twitter”, disse Erika Lust, uma premiada diretora de cinema erótica sueca, ao The Next Web.

“Isso significa que quando as pessoas tentaram pesquisar minha conta, eu não apareci nos termos de pesquisa. Para as pessoas que já me seguiram, eu seria a décima da lista a aparecer para quem pesquisasse meu nome de usuário”, explica

As diretrizes atualizadas — e vagas — do Twitter representam mais um obstáculo para profissionais do sexo e artistas da NSFW que tentam ganhar a vida.

Embora não esteja claro se o Twitter planeja proibir completamente o conteúdo sexual em sua plataforma, seus primeiros passos na censura de contas com este perfil podem indicar o que ocorrerá no futuro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …