Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus conteúdos no Instagram e no Facebook.

Essas redes sociais adotaram critérios mais rígidos com esses criadores, com medidas que variam desde a proibição de quaisquer discussões sobre corpos até uso de emojis e imagens violentas. Agora, parece que o Twitter seguirá o mesmo caminho.

A partir de janeiro de 2020, a rede de microblogs proibirá “conduta sexual violenta” e “conteúdo gratuito de sangue“.

Conforme apontado pelo The Daily Dot, o Twitter define conteúdo adulto como mídia “pornográfica ou com a intenção de causar excitação sexual, incluindo desenhos animados, hentai ou anime envolvendo seres humanos ou representações de animais com características semelhantes a humanos”, tipo os Thundercats.

Além disso, o Twitter pode remover qualquer material “que represente conduta sexual violenta ou violência gratuita em qualquer lugar” e também pode banir permanentemente contas “dedicadas à publicação desse tipo de conteúdo”.

Adeus, NSFW

Embora bloquear a “conduta sexual violenta” pareça uma ação simples e que “limpe” o Twitter, vários canais e criadores NSFW que possuem conta lá manifestaram suas preocupações com essa atualização de política.

Eles dizem que essas mudanças não serão efetivas e sugerem que, em 2020, as postagens que não envolvam sexo direto e heteronormativo possam ser removidas da plataforma, dando a entender que outras modalidades podem sobreviver.

Embora essa política afete principalmente as contas especializadas em sadomasoquismo e similares, pode prejudicar profissionais que atuem nessa área, como lojas de artigos sexuais ou até modelos e diretores. Ainda não está clara a explicação sobre o que irá, de fato, acontecer.

Já removi fotos [no Instagram] antes e também experimentei tirar as que ocasionam o shadow-banning (banimento escondido) no Instagram e no Twitter”, disse Erika Lust, uma premiada diretora de cinema erótica sueca, ao The Next Web.

“Isso significa que quando as pessoas tentaram pesquisar minha conta, eu não apareci nos termos de pesquisa. Para as pessoas que já me seguiram, eu seria a décima da lista a aparecer para quem pesquisasse meu nome de usuário”, explica

As diretrizes atualizadas — e vagas — do Twitter representam mais um obstáculo para profissionais do sexo e artistas da NSFW que tentam ganhar a vida.

Embora não esteja claro se o Twitter planeja proibir completamente o conteúdo sexual em sua plataforma, seus primeiros passos na censura de contas com este perfil podem indicar o que ocorrerá no futuro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …