Em Toronto, no Canadá, um cliente da Uber pagou quase R$ 47 mil por uma viagem de 20 minutos e só foi reembolsado depois de ter compartilhado o caso nas redes sociais.
Hisham Salama chamou um Uber, em Toronto, para levá-lo de casa até o hospital local, onde iria visitar um amigo. A estimativa do valor da viagem, que iria demorar cerca de 20 minutos, rondava os 20 dólares (cerca de R$ 65).
No entanto, quando chegou ao destino, se deparou com uma conta no valor de 18.518 dólares canadenses, o equivalente à R$ 46.884,29.
O cliente, que no início não acreditou no montante, percebeu que o aplicativo da Uber tinha, de fato, debitado o valor. Pouco depois, protestou junto da empresa, que respondeu que “com base na localização de início e fim da viagem”, o preço estaria correto.
Segundo o portal Dinheiro Vivo, a Uber se recusou a devolver a diferença entre o valor real da viagem, que deveria rondar os 20 dólares (R$ 65), e o cobrado. Mas Salama não se conformou.
O cliente decidiu não levar o caso a tribunal, mas reportou nas redes sociais, onde se multiplicaram reações em forma de denúncia. Os compartilhamentos fizeram com que a empresa tivesse conhecimento do sucedido e reagisse.
“O que começou como um óbvio engano se tornou o maior erro de 2017. Obviamente, a tarifa para 21 minutos não é de 18.518 dólares canadenses”, escreveu Salama no Twitter.
À revista norte-americana Slate, a Uber admitiu ter havido um erro que “já está resolvido”, acrescentando ainda ter feito um pedido de desculpas e um reembolso por completo a Salama.
“Já tomamos medidas para evitar que casos como este venham a se repetir no futuro, além de trabalharmos para entender como isto aconteceu”, garante a empresa.
Ciberia // ZAP