Acionistas da Uber obrigam CEO a se demitir

jdlasica / Flickr

Travis Kalanick, presidente da Uber

Travis Kalanick, presidente da Uber

O cofundador da Uber, Travis Kalanick, já tinha pedido uma licença sem data de retorno definida, devido à morte da mãe. Agora, parece que o seu trabalho na empresa de transportes que ajudou a criar, chegou mesmo ao fim: o CEO cedeu às pressões dos acionistas e se demitiu hoje (21).

A decisão de demissão de Kalanick já foi confirmada pelo porta-voz do ex-diretor executivo. A notícia surge depois de, em 13 de junho o agora ex-CEO ter anunciado que ia tirar uma licença por tempo indeterminado, devido à morte da mãe, vítima de um acidente de barco.

Em declarações ao New York Times, Kalanick confirmou a saída e disse ter aceito os pedidos dos investidores: “Eu gosto da Uber mais do que de qualquer outra coisa, mas neste momento difícil da minha vida pessoal, aceitei os pedidos dos investidores para me afastar para que a Uber possa continuar a crescer”.

O nome da Uber tem estado envolvida em escândalos, que vão desde casos de assédio sexual, até acusações de negócios secretos e espionagem de passageiros, passando por investigações sobre supostas informações falsas que a empresa prestou às entidades oficiais de regulamentação do transporte de passageiros ou trabalhadores mal pagos.

Antes da demissão, Kalanick tinha recebido uma carta de cinco grandes acionistas da empresa – “Moving Uber Forward” -, na qual exigiam que abandonasse o cargo imediatamente, pedindo para a empresa uma nova liderança.

No entanto, o conselho de administração da Uber ressalva que o ex-CEO sempre colocou a empresa em primeiro lugar.

A Uber, empresa de transporte privado que funciona através de uma aplicação móvel, foi fundada em 2009, em São Francisco, EUA, com a ajuda de Travis Kalanick e Garrett Camp.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …