Ucrânia investiga queda de Boeing 737

Abedin Taherkenareh / EPA

Peritos ucranianos já estão no Irão para averiguar as circunstâncias que levaram à queda do Boeing 737 da companhia Ukraine International Airlines.

O aparelho despenhou-se ontem em Teerão, poucos minutos após a descolagem, os 176 passageiros e membros da tripulação não sobreviveram ao acidente.

Os 46 peritos ucranianos que chegaram esta manhã a Teerão vão trabalhar em conjunto com as autoridades iranianas para tentarem apurar as circunstâncias que levaram à queda do Boeing 737 da companhia Ukraine International Airlines.

Os especialistas terão ainda como missão o reconhecimento e o repatriamento das vítimas ucranianas, em particular os membros da tripulação.

O Presidente ucraniano telefonou ao homólogo iraniano, Hassan Rohani. Volodymyr Zelansky disse que vai “abster-se de toda a manipulação, especulação e teoria de complot”.

Segundo um relatório preliminar da investigação iraniana divulgado esta quinta-feira, o avião não pediu ajuda via rádio e estava a tentar voltar ao aeroporto quando a aeronave se despenhou.

As caixas negras foram encontradas, mas estão danificadas. A organização de aviação civil iraniana afirmou que as caixas negras serão enviadas para o estrangeiro, sem no entanto acrescentar mais informação.

A grande questão é saber se as caixas poderão ser ou não analisadas, uma vez que o Irão se recusou a enviá-las para os norte-americanos da Boeing. De acordo com vários especialistas, poucos países tem capacidade para analisar as caixas negras. Trata-se dos Estados Unidos, França, Alemanha e Grã-Bretanha.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …