As autoridades da Malásia admitem o envolvimento de “terceiros” no caso do desaparecimento do avião MH370 da Malaysia Airlines que transportava 239 pessoas a bordo, em 2014.
“Não podemos excluir a participação de uma terceira parte”, disse Kok Soo Chon, chefe da investigação oficial durante uma coletiva de imprensa.
O voo MH370, da Malayisia AirLines, fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, no dia 8 de março de 2014, e “depois de ter mudado” de rumo caiu no Oceano Índico.
O responsável pela investigação sustenta que a aeronave mudou de rumo de “forma manual”, mas destaca que ainda faltam elementos para explicar os motivos da manobra.
O relatório incluiu recomendações de segurança relacionadas com a aviação comercial apesar de continuarem desaparecidas as caixas negras e a fuselagem do aparelho. Uma das sugestões incluídas no documento propõe melhorar a eficácia dos transmissores de localização que se encontram a bordo dos aviões comerciais em caso de acidentes no mar.
O documento refere também que as companhias e as autoridades dos vários países devem alargar o âmbito das informações sobre as condições psicológicas dos pilotos e da tripulação, melhor inspeção da carga e um “maior” controle do tráfego aéreo.
Em maio, a companhia norte-americana Ocean Infinity não conseguiu localizar vestígios do Boeing depois de explorar 112 mil quilômetros quadrados no Índico.
Até o momento, foram recuperadas 27 peças em praias de Moçambique, Reunião, Maurícias, África do Sul e Zanzibar: fragmentos que foram supostamente arrastados pelas correntes oceânicas. De acordo com os especialistas, três dos 27 fragmentos encontrados nas Maurícias, Reunião e Zanzibar pertencem ao voo MH370.
Outras sete peças, incluindo partes do interior da cabine são “quase seguramente” do MH370 e outras oito podem ser “muito provavelmente” partes do dispositivo da Malayisian Airlines.
Ciberia, Lusa // ZAP