UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

USACE Europe District / Flickr

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo do sul europeu.

O assunto foi tratado na noite de quinta-feira (25/02), numa cúpula virtual de líderes da UE. Os políticos utilizaram a reunião para discutir abordagens para acelerar a entrega de vacinas, o uso de passaportes para vacinados e o potencial de conflito decorrente do fechamento de fronteiras nacionais.

Mas a notícia mais importante saída da reunião foi a de que há uma convergência cada vez maior em torno do conceito de um passaporte para vacinados na Europa. Só que elaborar um sistema para centenas de milhões de pessoas, como admitiu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pode demorar meses ainda.

Estados do sul da UE, como Grécia, Espanha e Itália – todos fortemente ou inteiramente dependentes do turismo – acreditam que o passaporte para vacinados poderia facilitar as viagens aéreas, ajudando-os a evitar a repetição da economicamente desastrosa temporada de férias de verão do ano passado.

Os países do norte, como a Alemanha, têm sido relutantes em comprar a ideia totalmente, em meio a preocupações sobre discriminação e dúvidas em relação até que ponto os cidadãos que foram vacinados ainda podem transmitir o vírus.

Merkel: “Precisamos de um certificado de vacinação”

Em entrevista coletiva, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que há consenso em torno do passaporte de vacinação, mas não exatamente sobre como eles poderiam ser usados.

“Todos concordaram que precisamos de um certificado digital de vacinação”, disse a chanceler alemã.

Ela confirmou que os certificados poderiam estar disponíveis no verão, já que o bloco precisa de três meses para criar uma estrutura técnica.

Mas enfatizou que a criação dos certificados “não significa que somente aqueles que têm um passaporte de vacinação poderão viajar”.

Von der Leyen, por sua vez, citou o trabalho de Israel de rastrear e documentar o histórico de vacinação da população com o chamado “passaporte verde”, ao mesmo tempo em que enfatizou a importância de manter a funcionalidade do mercado único europeu.

Embora ainda não haja unanimidade sobre que tipo de cartão ou cartões de vacinação podem ser usados e reconhecidos em todo o bloco, Von der Leyen disse que a Comissão Europeia já está trabalhando para criar um “portal para a interoperabilidade entre as nações”.

Von der Leyen ressaltou que os Estados-membros terão que “agir rapidamente” se quiserem que o programa seja implementado até o verão.

Restrições nas fronteiras

Os 27 líderes concordaram na quinta-feira que as restrições às viagens não essenciais devem permanecer por enquanto.

Mas uma questão mais polêmica em discussão foi a fronteira interna. A Comissão Europeia repreendeu Alemanha, Bélgica, Hungria, Dinamarca, Suécia e Finlândia no início desta semana por fechar as fronteiras para os vizinhos dentro da área de livre-circulação da UE, numa tentativa de frear a propagação de novas variantes do coronavírus.

Em vez de recorrer a fechamentos unilaterais, o órgão executivo da UE está pressionando os Estados-membros a se ater às regras de viagem estabelecidas dentro do bloco, com base em avaliações de risco pontuais compartilhadas pelos países.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate …

O que acontece com as doses das vacinas AstraZeneca e Janssen que países europeus decidiram não usar?

Enquanto alguns países lutam para obter mais vacinas, outros se perguntam o que fazer com as doses que encomendaram, mas não usarão mais por causa de preocupações com sua segurança. Vários países restringiram o uso das …

Flávio Bolsonaro trabalha com nome favorito para indicação ao STF, diz jornal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é o nome preferido de Flávio Bolsonaro para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal …

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …