UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

USACE Europe District / Flickr

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo do sul europeu.

O assunto foi tratado na noite de quinta-feira (25/02), numa cúpula virtual de líderes da UE. Os políticos utilizaram a reunião para discutir abordagens para acelerar a entrega de vacinas, o uso de passaportes para vacinados e o potencial de conflito decorrente do fechamento de fronteiras nacionais.

Mas a notícia mais importante saída da reunião foi a de que há uma convergência cada vez maior em torno do conceito de um passaporte para vacinados na Europa. Só que elaborar um sistema para centenas de milhões de pessoas, como admitiu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pode demorar meses ainda.

Estados do sul da UE, como Grécia, Espanha e Itália – todos fortemente ou inteiramente dependentes do turismo – acreditam que o passaporte para vacinados poderia facilitar as viagens aéreas, ajudando-os a evitar a repetição da economicamente desastrosa temporada de férias de verão do ano passado.

Os países do norte, como a Alemanha, têm sido relutantes em comprar a ideia totalmente, em meio a preocupações sobre discriminação e dúvidas em relação até que ponto os cidadãos que foram vacinados ainda podem transmitir o vírus.

Merkel: “Precisamos de um certificado de vacinação”

Em entrevista coletiva, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que há consenso em torno do passaporte de vacinação, mas não exatamente sobre como eles poderiam ser usados.

“Todos concordaram que precisamos de um certificado digital de vacinação”, disse a chanceler alemã.

Ela confirmou que os certificados poderiam estar disponíveis no verão, já que o bloco precisa de três meses para criar uma estrutura técnica.

Mas enfatizou que a criação dos certificados “não significa que somente aqueles que têm um passaporte de vacinação poderão viajar”.

Von der Leyen, por sua vez, citou o trabalho de Israel de rastrear e documentar o histórico de vacinação da população com o chamado “passaporte verde”, ao mesmo tempo em que enfatizou a importância de manter a funcionalidade do mercado único europeu.

Embora ainda não haja unanimidade sobre que tipo de cartão ou cartões de vacinação podem ser usados e reconhecidos em todo o bloco, Von der Leyen disse que a Comissão Europeia já está trabalhando para criar um “portal para a interoperabilidade entre as nações”.

Von der Leyen ressaltou que os Estados-membros terão que “agir rapidamente” se quiserem que o programa seja implementado até o verão.

Restrições nas fronteiras

Os 27 líderes concordaram na quinta-feira que as restrições às viagens não essenciais devem permanecer por enquanto.

Mas uma questão mais polêmica em discussão foi a fronteira interna. A Comissão Europeia repreendeu Alemanha, Bélgica, Hungria, Dinamarca, Suécia e Finlândia no início desta semana por fechar as fronteiras para os vizinhos dentro da área de livre-circulação da UE, numa tentativa de frear a propagação de novas variantes do coronavírus.

Em vez de recorrer a fechamentos unilaterais, o órgão executivo da UE está pressionando os Estados-membros a se ater às regras de viagem estabelecidas dentro do bloco, com base em avaliações de risco pontuais compartilhadas pelos países.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …