Cientistas da UFMG criam tônico capilar que combate a calvície

(dr) Marcelo Aparecido da Silva

Antes e depois do tratamento com o tônico desenvolvido pelos cientistas da UFMG

A esperança para calvos e carecas vem do Brasil. Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram um tônico capilar que combate a calvície – alopécia androgenética – por meio de um princípio ativo encontrado no próprio corpo humano.

Ele se chama Sanctio e foi descoberto após 30 anos de pesquisas no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica da universidade, em Belo Horizonte. Os cientistas pesquisavam remédios contra a pressão alta.

“O cosmético favorece o aparecimento de novos fios, melhora a qualidade do cabelo e combate a queda. Os resultados dos estudos se mostraram muito eficazes. Em 66% dos casos, a densidade capilar aumentou e em 30% houve crescimento de novos fios”, disse o professor Robson Santos, coordenador da pesquisa ao G1.

Voluntários

Sessenta voluntários participaram da fase de testes durante 90 dias, metade deles usou placebo. “Quem usou o cosmético apresentou resultados muito eficazes. O tônico evita a morte do folículo e não tem efeito colateral”, contou o professor Robson.

Uma das pessoas que ganharam novos fios é Alessandro Carvalho, de 38 anos.

Ele foi um dos 60 voluntários que participaram dos testes. “Eu vinha percebendo uma queda expressiva já há cinco anos. Quando eu fiquei sabendo da pesquisa, resolvi me candidatar. Eu achei excelente. Percebi que diminuiu 95% a queda e onde já estava bem ralinho é nítido o resultado”, disse ele.

Marcelo Aparecido da Silva, de 43 anos, também notou diferença. “Meu cabelo começou a cair quando eu tinha 20 anos. Nunca me importei muito com isso, mas fiquei sabendo dos testes e resolvi participar. A qualidade do cabelo melhorou muito”, contou o voluntário.

Os testes terminaram há mais de um ano e os dois homens disseram que não apresentaram mais queda de cabelo.

Depois dos resultados, a UFMG patenteou o cosmético que chegou ao mercado no início deste mês. Segundo o professor Robson, o uso deve ser continuo. “É recomendável a aplicação de dez gotas e depois uma massagem no local durante a noite”, disse ele.

“Agora que chegou ao mercado, eu vou voltar a usar”, disse Alessandro.

O produto ganhou o nome de Sanctio e pode ser encontrado nas farmácias por até R$ 149.

Tônico

“A pesquisa tem mais de 30 anos. Nós estudamos este princípio ativo para o tratamento da pressão alta. Mas há dez anos percebemos que ele também poderia ser eficaz no tratamento da queda capilar”, disse o professor Robson.

O tônico é indicado para pessoas que ainda possuem o folículo capilar. Ele foi criado a partir do ativo angiotensina. No organismo, o cosmético é responsável por controlar a pressão cardiovascular e regular a função cardíaca.

A angiotensina é sintetizada em laboratório e transformada em tônico. “Em termos de mecanismo de ação ela é diferente. Funciona como uma vasodilatadora antioxidante, reduzindo a formação de radicais livres”, explicou o pesquisador.

Mas o pesquisador alerta que os resultados variam para cada pessoa. “Não é um produto 100% eficaz. Em alguns, a queda de cabelo diminuiu. Em outros, há registro do aumento da densidade. Depende de pessoa para pessoa”, explicou ele.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …

Não somos só o que comemos, “somos o que vemos” no dia a dia

No que diz respeito à saúde física, somos o que comemos. Mas e quanto à saúde mental? Segundo o médico David Fryburg, endocrinologista, somos o que vemos. Conforme aponta Fryburg, a comida é uma mistura complicada de fontes …

Detectados misteriosos sinais de rádio de galáxia a 1,5 bilhão de anos-luz

Uma equipe de cientistas do Canadá detectou sinais de rádio provenientes de uma galáxia a 1,5 bilhões de anos-luz de distância da Terra. As rajadas rápidas de rádio, impulsos de energia com duração de apenas alguns …

Companhia aérea portuguesa é a primeira a voar sem qualquer plástico a bordo

A companhia aérea portuguesa Hi Fly tornou-se a primeira do mundo a voar sem qualquer plástico a bordo. A viagem aconteceu no dia 26 de dezembro. De acordo com o comunicado da companhia, o voo teve origem em …

Overstock é a primeira empresa norte-americana a pagar impostos com bitcoins

A Overstock é a primeira empresa norte-americana com presença nacional a anunciar que pagará os impostos no estado do Ohio com bitcoins, opção disponível desde novembro do ano passado. A Fortune informou, na semana passada, que a decisão da …

Jovem que criou plástico de maracujá será a primeira brasileira a assistir ao Nobel

Juliana Davoglio se tornou a primeira jovem brasileira da história a ser selecionada para acompanhar uma cerimônia do Prêmio Nobel. Ela foi a aluna que criou o plástico feito a partir da sobra de Maracujá. A …