Cientistas da UFMG criam tônico capilar que combate a calvície

(dr) Marcelo Aparecido da Silva

Antes e depois do tratamento com o tônico desenvolvido pelos cientistas da UFMG

A esperança para calvos e carecas vem do Brasil. Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram um tônico capilar que combate a calvície – alopécia androgenética – por meio de um princípio ativo encontrado no próprio corpo humano.

Ele se chama Sanctio e foi descoberto após 30 anos de pesquisas no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica da universidade, em Belo Horizonte. Os cientistas pesquisavam remédios contra a pressão alta.

“O cosmético favorece o aparecimento de novos fios, melhora a qualidade do cabelo e combate a queda. Os resultados dos estudos se mostraram muito eficazes. Em 66% dos casos, a densidade capilar aumentou e em 30% houve crescimento de novos fios”, disse o professor Robson Santos, coordenador da pesquisa ao G1.

Voluntários

Sessenta voluntários participaram da fase de testes durante 90 dias, metade deles usou placebo. “Quem usou o cosmético apresentou resultados muito eficazes. O tônico evita a morte do folículo e não tem efeito colateral”, contou o professor Robson.

Uma das pessoas que ganharam novos fios é Alessandro Carvalho, de 38 anos.

Ele foi um dos 60 voluntários que participaram dos testes. “Eu vinha percebendo uma queda expressiva já há cinco anos. Quando eu fiquei sabendo da pesquisa, resolvi me candidatar. Eu achei excelente. Percebi que diminuiu 95% a queda e onde já estava bem ralinho é nítido o resultado”, disse ele.

Marcelo Aparecido da Silva, de 43 anos, também notou diferença. “Meu cabelo começou a cair quando eu tinha 20 anos. Nunca me importei muito com isso, mas fiquei sabendo dos testes e resolvi participar. A qualidade do cabelo melhorou muito”, contou o voluntário.

Os testes terminaram há mais de um ano e os dois homens disseram que não apresentaram mais queda de cabelo.

Depois dos resultados, a UFMG patenteou o cosmético que chegou ao mercado no início deste mês. Segundo o professor Robson, o uso deve ser continuo. “É recomendável a aplicação de dez gotas e depois uma massagem no local durante a noite”, disse ele.

“Agora que chegou ao mercado, eu vou voltar a usar”, disse Alessandro.

O produto ganhou o nome de Sanctio e pode ser encontrado nas farmácias por até R$ 149.

Tônico

“A pesquisa tem mais de 30 anos. Nós estudamos este princípio ativo para o tratamento da pressão alta. Mas há dez anos percebemos que ele também poderia ser eficaz no tratamento da queda capilar”, disse o professor Robson.

O tônico é indicado para pessoas que ainda possuem o folículo capilar. Ele foi criado a partir do ativo angiotensina. No organismo, o cosmético é responsável por controlar a pressão cardiovascular e regular a função cardíaca.

A angiotensina é sintetizada em laboratório e transformada em tônico. “Em termos de mecanismo de ação ela é diferente. Funciona como uma vasodilatadora antioxidante, reduzindo a formação de radicais livres”, explicou o pesquisador.

Mas o pesquisador alerta que os resultados variam para cada pessoa. “Não é um produto 100% eficaz. Em alguns, a queda de cabelo diminuiu. Em outros, há registro do aumento da densidade. Depende de pessoa para pessoa”, explicou ele.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …