Cientistas da UFMG criam tônico capilar que combate a calvície

(dr) Marcelo Aparecido da Silva

Antes e depois do tratamento com o tônico desenvolvido pelos cientistas da UFMG

A esperança para calvos e carecas vem do Brasil. Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram um tônico capilar que combate a calvície – alopécia androgenética – por meio de um princípio ativo encontrado no próprio corpo humano.

Ele se chama Sanctio e foi descoberto após 30 anos de pesquisas no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica da universidade, em Belo Horizonte. Os cientistas pesquisavam remédios contra a pressão alta.

“O cosmético favorece o aparecimento de novos fios, melhora a qualidade do cabelo e combate a queda. Os resultados dos estudos se mostraram muito eficazes. Em 66% dos casos, a densidade capilar aumentou e em 30% houve crescimento de novos fios”, disse o professor Robson Santos, coordenador da pesquisa ao G1.

Voluntários

Sessenta voluntários participaram da fase de testes durante 90 dias, metade deles usou placebo. “Quem usou o cosmético apresentou resultados muito eficazes. O tônico evita a morte do folículo e não tem efeito colateral”, contou o professor Robson.

Uma das pessoas que ganharam novos fios é Alessandro Carvalho, de 38 anos.

Ele foi um dos 60 voluntários que participaram dos testes. “Eu vinha percebendo uma queda expressiva já há cinco anos. Quando eu fiquei sabendo da pesquisa, resolvi me candidatar. Eu achei excelente. Percebi que diminuiu 95% a queda e onde já estava bem ralinho é nítido o resultado”, disse ele.

Marcelo Aparecido da Silva, de 43 anos, também notou diferença. “Meu cabelo começou a cair quando eu tinha 20 anos. Nunca me importei muito com isso, mas fiquei sabendo dos testes e resolvi participar. A qualidade do cabelo melhorou muito”, contou o voluntário.

Os testes terminaram há mais de um ano e os dois homens disseram que não apresentaram mais queda de cabelo.

Depois dos resultados, a UFMG patenteou o cosmético que chegou ao mercado no início deste mês. Segundo o professor Robson, o uso deve ser continuo. “É recomendável a aplicação de dez gotas e depois uma massagem no local durante a noite”, disse ele.

“Agora que chegou ao mercado, eu vou voltar a usar”, disse Alessandro.

O produto ganhou o nome de Sanctio e pode ser encontrado nas farmácias por até R$ 149.

Tônico

“A pesquisa tem mais de 30 anos. Nós estudamos este princípio ativo para o tratamento da pressão alta. Mas há dez anos percebemos que ele também poderia ser eficaz no tratamento da queda capilar”, disse o professor Robson.

O tônico é indicado para pessoas que ainda possuem o folículo capilar. Ele foi criado a partir do ativo angiotensina. No organismo, o cosmético é responsável por controlar a pressão cardiovascular e regular a função cardíaca.

A angiotensina é sintetizada em laboratório e transformada em tônico. “Em termos de mecanismo de ação ela é diferente. Funciona como uma vasodilatadora antioxidante, reduzindo a formação de radicais livres”, explicou o pesquisador.

Mas o pesquisador alerta que os resultados variam para cada pessoa. “Não é um produto 100% eficaz. Em alguns, a queda de cabelo diminuiu. Em outros, há registro do aumento da densidade. Depende de pessoa para pessoa”, explicou ele.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …