Cientistas criam nanorrobôs que eliminam tumores bloqueando irrigação sanguínea

Cientistas criaram nanorrobôs que eliminam cirurgicamente tumores, bloqueando a irrigação sanguínea, o que cria a perspectiva de novos tratamentos contra o câncer, revela um estudo publicado na revista Nature Biotechnology.

A técnica, testada em ratinhos com diferentes tipos de câncer, provocou danos no tecido tumoral ao fim de um dia sem afetar os tecidos saudáveis. Os resultados foram publicados na revista Nature Biotechnology na segunda-feira (12).

Para criar os robôs microscópicos, que se dissolvem no organismo depois de 24 horas, uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos e da China recorreu à técnica genética do DNA origami, que permite “dobrar sequências de moléculas de DNA para obter formas bidimensionais e tridimensionais na escala das nanopartículas (partículas ultrafinas, mil vezes menores que um fio de um cabelo).

“Desenvolvemos o primeiro sistema totalmente autônomo de robótica de DNA para desenhar drogas muito precisas e para o tratamento direcionado do câncer”, afirmou um dos autores do estudo, Hao Yan, diretor do Centro de Design Molecular e Biomiméticos do Instituto de Biodesign da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Segundo o cientista, a técnica usada em ratinhos com melanoma (tipo de câncer de pele) não só afetou o tumor primário, mas também impediu a formação de metástases (formação de novos tumores a partir de outros mais distantes), “demonstrando seu potencial terapêutico”.

Em três dos oito ratinhos com melanoma humano, os tumores regrediram totalmente graças à terapia de nanorrobótica de DNA, com o tempo médio de sobrevivência dos roedores mais que duplicando, passando de 20,5 dias para 45.

A mesma técnica foi igualmente testada, com sucesso, em ratinhos com câncer no pulmão: ao fim de duas semanas de tratamento, o tamanho do tecido tumoral recuou.

Em comunicado, a Universidade do Estado do Arizona explica que cada nanorrobô é feito a partir de uma “folha de origami de DNA plana e retangular“. A principal proteína envolvida na coagulação do sangue, a trombina, é ligada à superfície.

A trombina pode bloquear o fluxo de sangue no tumor, ao coagular o sangue nos vasos que alimentam o crescimento do tumor, causando uma espécie de “ataque cardíaco” no tumor, que leva à morte do tecido tumoral.

Ao fim de dois dias de testes havia indícios de trombose avançada nos ratinhos e, passados três dias, foram observados trombos (coágulos de sangue) em todos os vasos sanguíneos dos tumores.

A chave do tratamento, de acordo com os cientistas, é desencadear a produção da proteína trombina apenas quando está no interior dos vasos sanguíneos do tumor.

Os pesquisadores realçam a ausência de efeitos indesejáveis, como os nanorrobôs invadirem o cérebro e causarem um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A equipe, na qual participaram especialistas do Centro Nacional para a Nanociência e Tecnologia da Academia Chinesa de Ciências, considera que a técnica é segura e eficaz, pelo que pode ser testada em animais maiores do que ratos e em vários tipos de câncer, uma vez que todos os tecidos tumorais têm vasos sanguíneos.

Para Hao Yan, da Universidade do Estado do Arizona, a combinação de diferentes nanorrobôs capazes de transportar vários agentes químicos pode ajudar a “atingir a meta final da pesquisa sobre o câncer: a erradicação de tumores sólidos e metástases vascularizadas”.

Em última análise, a estratégia pode ser utilizada para tratar outras doenças através de uma espécie de envio direcionado de um fármaco para o alvo doente, “modificando a geometria de nanoestruturas”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Nova descoberta pode nos ajudar a colonizar Marte (e a encontrar extraterrestres)

Cientistas conseguiram descobrir uma bactéria que seria capaz de sobreviver em Marte, e potencialmente também em outros planetas. A descoberta abre a porta à colonização de Marte e até pode facilitar a busca por sinais …

Há uma estranha relação entre o racismo e a negação das mudanças climáticas

Os motivos que estão por trás da negação das mudanças climáticas parecem ser ainda mais complexos do que pensávamos. Um estudo concluiu que há uma ligação entre atitudes racistas e o ceticismo no que toca …

Fóssil com 500 milhões de anos intriga os cientistas

Foi descoberto na China um fóssil de uma estranha criatura marinha com 500 milhões de anos, e os cientistas não sabem onde encaixá-la na “árvore da vida”. Uma equipe de cientistas descobriu um fóssil de uma …

Inteligência Artificial do Google já consegue prever quando os pacientes vão morrer

O Google tem expandido seus serviços médicos e treinado algoritmos para prever quanto tempo de vida resta a um paciente, informação que pode ajudar a salvar vidas. A rede neural do Google pode ser considerada única …

Desempenho positivo na Copa do Mundo diminui polarização política e até violência

Basta acompanhar uma Copa do Mundo para rapidamente perceber que a coisa vai muito além de uma simples competição de futebol: para além das tramoias e das negociatas que infelizmente contaminam esse evento, trata-se de …

Maduro anuncia aumento de 103% no salário mínimo da Venezuela, que agora chega R$ 250

Nicolás Maduro vai aumentar o salário mínimo em 103,7% na Venezuela, naquele que é o quarto aumento salarial este ano. No entanto, os preços dos produtos aumentam diariamente cerca de 2,4%. O presidente da Venezuela, Nicolás …

Trump impede (temporariamente) a separação de famílias imigrantes

O presidente dos EUA assinou, nesta quarta-feira (20), uma Ordem Executiva que permite resolver temporariamente o problema das famílias imigrantes no país, que foram separadas dos filhos na fronteira com o México. No entanto, ressalvou …

Portaria determina emissão de carteira de trabalho para imigrantes no Brasil

Em meio à crise migratória que atinge diversos países e a crescente entrada de venezuelanos no Brasil com o estado de Roraima, o Ministério do Trabalho publicou portaria que trata dos procedimentos para a emissão …

Temer vai cortar R$ 1 bilhão do Fies para financiar segurança pública

O governo do presidente Michel Temer deve passar parte do investimento em educação à manutenção do Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). A medida provisória que destina recursos das loterias federais para o fundo representa …

49 crianças brasileiras foram separadas dos pais e enviadas a abrigos nos EUA

Quarenta e nove crianças brasileiras estão em abrigos e foram separadas dos pais ao ingressarem ilegalmente nos Estados Unidos. A informação é do cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, que concedeu entrevista à …