Seria muito estranho se não houvesse vida em outros planetas

M. Kornmesser / European Southern Observatory

Conceito artístico do planeta Próxima b em órbita de sua estrela, Próxima Centauri

Conceito artístico do planeta Próxima b em órbita de sua estrela, Próxima Centauri

O espanhol Guillem Anglada-Escudé, reconhecido a nível internacional por ter descoberto o planeta Proxima b, deu entrevista à edição El Periodico, falando a respeito desse importante achado.

Planeta misterioso Proxima b, situado na órbita da Proxima Centauri, a estrela mais próxima ao Sol, foi descoberto recentemente pela equipe de cientistas chefiada pelo professor Guillem Anglada-Escudé, astrofísico da Universidade de Londres.

Segundo a equipe, o Proxima b é semelhante à Terra em vários aspetos, o que gera a hipótese sobre existência de vida nesse planeta.

O pesquisador ressalta que “a equipe começou a examinar um conjunto de 200-300 estrelas, entre as quais estava a estrela Próxima Centauri, que já tinha sido observada anteriormente, porém, não apresentou resultados positivos”.

Segundo ele, Próxima Centauri “despertou interesse da equipe pelo seu tamanho. O desejo de achar planetas parecidos com a Terra incentivou os cientistas a analisar e processar matematicamente dados antes estudados”.

Anglada-Escudé aponta que o ponto crucial da reanalise dos dados está ligado ao esclarecimento de existência de atmosfera no planeta Proxima b. Há atmosfera, há possibilidade de presença de vida.

“Para isso, será necessário esperar dez anos até que sejam construídos novos telescópios gigantes, com espelho de 42 metros de diâmetro”, explica.

O cientista espera que “daqui a 20 ou 30 anos as coisas mudem, talvez com micronaves espaciais, como alguns preveem”.

Quando perguntado sobre a existência de vida no Universo além da Terra, Anglada-Escudé disse que seria muito estranho se não houvesse vida em outros planetas, pois muitos elementos responsáveis pela vida no nosso planeta existem no meio interestrelar.

Ainda sobre a possibilidade de vida extraterrestre, Guillem Anglada-Escudé assinalou que “é preciso analisar as chances de ela ter prosperado, convertido em uma sociedade tecnológica e não ter deixado de existir. Se existissem muitas civilizações parecidas com a nossa, elas já teriam nos encontrado“.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …

Trump ameaça acionar Forças Armadas para conter protestos

No 7.º dia de manifestações antirracismo, Presidente dos EUA critica inação de governadores e promete enviar milhares de soldados para pôr fim a distúrbios. Visita de Trump a igreja é criticada como tentativa de autopromoção. O …

Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país. O …

Coronavírus: São Paulo se prepara para reabertura com 70% de leitos ocupados

O governo estadual de São Paulo ordenou a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais a partir dessa terça-feira (2). A gestão diz se basear no índice de infecções do novo coronavírus por cidade. Mesmo com 70% …

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …