Uma das variedades mais caras de café do mundo é feita com cocô de pássaro

O Jacu Bird Coffee é uma das variedades de café mais raras e caras do mundo. É feito a partir de cerejas do café ingeridas, digeridas e excretadas pelos pássaros Jacu.

Com cerca de 50 hectares, a Fazenda Camocim é uma das menores plantações de café do Brasil, mas ainda consegue arrecadar um bom lucro graças a este tipo de café muito especial e procurado.

Tudo começou no início dos anos 2000, quando Henrique Sloper de Araújo acordou e descobriu que suas preciosas plantações haviam sido invadidas por pássaros Jacu, uma espécie ameaçada de extinção, semelhante ao faisão, protegida no Brasil.

Eles não eram conhecidos por serem fãs de cerejas de café, mas pareciam amar o café orgânico de Henrique. Mas eles acabaram pagando pela refeição da maneira mais incomum.

A princípio, Henrique estava desesperado para afastar os pássaros de sua plantação. Ele chegou a chamar até a polícia ambiental para resolver a questão, mas não havia nada que alguém pudesse fazer para ajudar.

A espécie de pássaro era protegida por lei, então ele não podia realmente machucá-los de forma alguma. Mas então uma lâmpada acendeu em sua cabeça e o desespero se transformou em excitação.

Em sua juventude, Henrique era um surfista ávido, e sua busca por ondas para surfar o levou uma vez à Indonésia, onde foi apresentado ao Kopi Luak Coffee, um dos cafés mais caros do mundo, feito com grãos de café colhidos do cocô de Civetas da Indonésia.

Isso deu uma ideia ao proprietário. Se os indonésios podiam colher cerejas de café do cocô das civetas, ele poderia fazer o mesmo com o cocô de pássaros Jacu.

“Percebi que poderia tentar algo parecido no Camocim, com o pássaro Jacu, mas ter a ideia foi apenas metade da batalha”, disse Henrique à Modern Farmer. “O verdadeiro desafio estava em convencer meus colhedores de café de que, em vez de frutas vermelhas, eles precisavam estar caçando cocô de pássaro.”

Aparentemente, Sloper teve que transformar a caça ao cocô do pássaro Jacu em uma caça ao tesouro para os trabalhadores, dando-lhes incentivos financeiros para encontrar uma determinada quantidade de grãos de café excretados. Não havia outra maneira de mudar a mentalidade dos funcionários.

Mas coletar o cocô do pássaro Jacu foi apenas o início de um processo muito trabalhoso. As cerejas de café então tiveram que ser extraídas do cocô manualmente, lavadas e descascadas de suas membranas protetoras. É esse trabalho meticuloso que torna o café Jacu Bird consideravelmente mais caro do que outras variedades de café, mas não é o único fator.

Henrique Sloper de Araújo credita aos pássaros Jacu o excelente sabor de seu café gourmet, pois comem apenas as melhores e mais maduras cerejas que encontram, algo que ele observou em primeira mão.

“Assisti boquiaberto da minha sala enquanto o pássaro Jacu selecionava apenas os frutos mais maduros, deixando mais da metade do cacho, mesmo aqueles que pareciam perfeitos ao olho humano”, disse o proprietário da Fazenda Camocim.

Ao contrário do café Kopi Luwak digerido por civetas indonésias, os grãos se movem mais rapidamente através do sistema digestivo dos pássaros Jacu e não são degradados por proteínas animais ou ácidos estomacais.

As cerejas resultantes são torradas e supostamente a fermentação delas tem um sabor único de nozes com nuances de anis doce.

Por causa de sua qualidade e quantidades limitadas, o café Jacu Bird é uma das variedades de café mais caras do mundo, sendo vendido por R$ 762/quilo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …