Uma das variedades mais caras de café do mundo é feita com cocô de pássaro

O Jacu Bird Coffee é uma das variedades de café mais raras e caras do mundo. É feito a partir de cerejas do café ingeridas, digeridas e excretadas pelos pássaros Jacu.

Com cerca de 50 hectares, a Fazenda Camocim é uma das menores plantações de café do Brasil, mas ainda consegue arrecadar um bom lucro graças a este tipo de café muito especial e procurado.

Tudo começou no início dos anos 2000, quando Henrique Sloper de Araújo acordou e descobriu que suas preciosas plantações haviam sido invadidas por pássaros Jacu, uma espécie ameaçada de extinção, semelhante ao faisão, protegida no Brasil.

Eles não eram conhecidos por serem fãs de cerejas de café, mas pareciam amar o café orgânico de Henrique. Mas eles acabaram pagando pela refeição da maneira mais incomum.

A princípio, Henrique estava desesperado para afastar os pássaros de sua plantação. Ele chegou a chamar até a polícia ambiental para resolver a questão, mas não havia nada que alguém pudesse fazer para ajudar.

A espécie de pássaro era protegida por lei, então ele não podia realmente machucá-los de forma alguma. Mas então uma lâmpada acendeu em sua cabeça e o desespero se transformou em excitação.

Em sua juventude, Henrique era um surfista ávido, e sua busca por ondas para surfar o levou uma vez à Indonésia, onde foi apresentado ao Kopi Luak Coffee, um dos cafés mais caros do mundo, feito com grãos de café colhidos do cocô de Civetas da Indonésia.

Isso deu uma ideia ao proprietário. Se os indonésios podiam colher cerejas de café do cocô das civetas, ele poderia fazer o mesmo com o cocô de pássaros Jacu.

“Percebi que poderia tentar algo parecido no Camocim, com o pássaro Jacu, mas ter a ideia foi apenas metade da batalha”, disse Henrique à Modern Farmer. “O verdadeiro desafio estava em convencer meus colhedores de café de que, em vez de frutas vermelhas, eles precisavam estar caçando cocô de pássaro.”

Aparentemente, Sloper teve que transformar a caça ao cocô do pássaro Jacu em uma caça ao tesouro para os trabalhadores, dando-lhes incentivos financeiros para encontrar uma determinada quantidade de grãos de café excretados. Não havia outra maneira de mudar a mentalidade dos funcionários.

Mas coletar o cocô do pássaro Jacu foi apenas o início de um processo muito trabalhoso. As cerejas de café então tiveram que ser extraídas do cocô manualmente, lavadas e descascadas de suas membranas protetoras. É esse trabalho meticuloso que torna o café Jacu Bird consideravelmente mais caro do que outras variedades de café, mas não é o único fator.

Henrique Sloper de Araújo credita aos pássaros Jacu o excelente sabor de seu café gourmet, pois comem apenas as melhores e mais maduras cerejas que encontram, algo que ele observou em primeira mão.

“Assisti boquiaberto da minha sala enquanto o pássaro Jacu selecionava apenas os frutos mais maduros, deixando mais da metade do cacho, mesmo aqueles que pareciam perfeitos ao olho humano”, disse o proprietário da Fazenda Camocim.

Ao contrário do café Kopi Luwak digerido por civetas indonésias, os grãos se movem mais rapidamente através do sistema digestivo dos pássaros Jacu e não são degradados por proteínas animais ou ácidos estomacais.

As cerejas resultantes são torradas e supostamente a fermentação delas tem um sabor único de nozes com nuances de anis doce.

Por causa de sua qualidade e quantidades limitadas, o café Jacu Bird é uma das variedades de café mais caras do mundo, sendo vendido por R$ 762/quilo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …