Vacina da Moderna gera anticorpos em macacos e anima corrida mundial contra covid-19

USACE Europe District / Flickr

A corrida mundial pela descoberta de uma vacina eficaz contra a Covid-19 ganha destaque na imprensa francesa, após um anúncio promissor.

A empresa de biotecnologia Moderna, em colaboração com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), gerou uma “robusta” resposta imunológica ao frear a replicação da Covid-19 nos pulmões e narizes de macacos, segundo resultados divulgados nesta terça-feira (28). Este avanço nas pesquisas é manchete de capa no jornal francês Le Figaro nesta quarta-feira (29).

Esta é uma das duas vacinas ocidentais, junto com a elaborada pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório australiano AstraZeneca, que começou a ser testada em grande escala. Os Estados Unidos investiram quase US$ 1 bilhão para apoiar as pesquisas.

Sete de oito macacos vacinados nesse estudo e expostos quatro semanas depois ao novo coronavírus não registraram uma replicação detectável do organismo em seus pulmões dois dias depois. Nenhum dos oito animais tinha a presença do vírus no nariz, de acordo com os resultados publicados na revista médica New England Journal of Medicine.

Os cientistas constataram que a administração da vacina, em duas doses com 28 dias de diferença, gerou anticorpos específicos contra o coronavírus e também produziu linfócitos T (ou células T), indispensáveis para modular resposta do sistema imunológico diante de uma nova infecção.

Reduzir a quantidade de vírus nos pulmões tornaria a doença menos agressiva, enquanto a diminuição do número de vírus no nariz de uma pessoa infectada limitaria seu potencial de contaminação. Apesar dos resultados promissores, somente os testes em humanos, que estão em andamento, permitirão comprovar de fato a eficácia da vacina.

“Vírus dá as ordens no Brasil”

A vacina de Oxford/AstraZeneca, que está sendo testada no Brasil, poderá ter resultados definitivos a partir de setembro. Para a Moderna, a previsão é outubro.

Segundo reportagem do jornal especializado em economia Les Echos, num país como o Brasil, onde a epidemia está fora de controle, a vacina é a única esperança para reduzir o número de mortes, que há três meses ultrapassa diariamente mil pessoas. “Diante da gestão descentralizada e confusa da epidemia, o vírus Sars-CoV-2 continua dando as ordens no Brasil”, destaca Les Echos.

O jornal francês relata que, enquanto o presidente Jair Bolsonaro pede aos militares que trabalhem mais para produzir cloroquina, vários hospitais relataram uma ruptura de estoques de anestésicos e analgésicos para tratar os doentes. Mais grave ainda, o ministro interino da Saúde, general Pazuello, considerou que os testes de diagnóstico da Covid-19 “não eram essenciais“.

O jornal Le Parisien lembra que as pesquisas da Moderna, mais a chinesa Sinovac e a britânica Oxford/AstraZeneca – ambas testadas no Brasil – são as mais avançadas.

De acordo com a infectologista Odile Launay, do hospital Cochin, em Paris, em outubro os cientistas saberão se as vacinas funcionam ou não e qual é o nível de proteção que elas oferecem – 20%, 50% ou mais.

“Dependendo dos dados, as autoridades de saúde poderão propor um procedimento acelerado de acesso ao mercado, instituído devido à natureza excepcional desta crise, que requer respostas rápidas”, afirma a especialista.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …