Vacina da Moderna gera anticorpos em macacos e anima corrida mundial contra covid-19

USACE Europe District / Flickr

A corrida mundial pela descoberta de uma vacina eficaz contra a Covid-19 ganha destaque na imprensa francesa, após um anúncio promissor.

A empresa de biotecnologia Moderna, em colaboração com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), gerou uma “robusta” resposta imunológica ao frear a replicação da Covid-19 nos pulmões e narizes de macacos, segundo resultados divulgados nesta terça-feira (28). Este avanço nas pesquisas é manchete de capa no jornal francês Le Figaro nesta quarta-feira (29).

Esta é uma das duas vacinas ocidentais, junto com a elaborada pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório australiano AstraZeneca, que começou a ser testada em grande escala. Os Estados Unidos investiram quase US$ 1 bilhão para apoiar as pesquisas.

Sete de oito macacos vacinados nesse estudo e expostos quatro semanas depois ao novo coronavírus não registraram uma replicação detectável do organismo em seus pulmões dois dias depois. Nenhum dos oito animais tinha a presença do vírus no nariz, de acordo com os resultados publicados na revista médica New England Journal of Medicine.

Os cientistas constataram que a administração da vacina, em duas doses com 28 dias de diferença, gerou anticorpos específicos contra o coronavírus e também produziu linfócitos T (ou células T), indispensáveis para modular resposta do sistema imunológico diante de uma nova infecção.

Reduzir a quantidade de vírus nos pulmões tornaria a doença menos agressiva, enquanto a diminuição do número de vírus no nariz de uma pessoa infectada limitaria seu potencial de contaminação. Apesar dos resultados promissores, somente os testes em humanos, que estão em andamento, permitirão comprovar de fato a eficácia da vacina.

“Vírus dá as ordens no Brasil”

A vacina de Oxford/AstraZeneca, que está sendo testada no Brasil, poderá ter resultados definitivos a partir de setembro. Para a Moderna, a previsão é outubro.

Segundo reportagem do jornal especializado em economia Les Echos, num país como o Brasil, onde a epidemia está fora de controle, a vacina é a única esperança para reduzir o número de mortes, que há três meses ultrapassa diariamente mil pessoas. “Diante da gestão descentralizada e confusa da epidemia, o vírus Sars-CoV-2 continua dando as ordens no Brasil”, destaca Les Echos.

O jornal francês relata que, enquanto o presidente Jair Bolsonaro pede aos militares que trabalhem mais para produzir cloroquina, vários hospitais relataram uma ruptura de estoques de anestésicos e analgésicos para tratar os doentes. Mais grave ainda, o ministro interino da Saúde, general Pazuello, considerou que os testes de diagnóstico da Covid-19 “não eram essenciais“.

O jornal Le Parisien lembra que as pesquisas da Moderna, mais a chinesa Sinovac e a britânica Oxford/AstraZeneca – ambas testadas no Brasil – são as mais avançadas.

De acordo com a infectologista Odile Launay, do hospital Cochin, em Paris, em outubro os cientistas saberão se as vacinas funcionam ou não e qual é o nível de proteção que elas oferecem – 20%, 50% ou mais.

“Dependendo dos dados, as autoridades de saúde poderão propor um procedimento acelerado de acesso ao mercado, instituído devido à natureza excepcional desta crise, que requer respostas rápidas”, afirma a especialista.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …