Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara.

Uma variante descoberta pela primeira vez no estado norte-americano da Califórnia em dezembro, é mais contagiosa do que as formas anteriores do novo coronavírus, mostra um novo estudo, alimentando a preocupação de que novas mutações como esta possam impedir o declínio acentuado de casos em todo o estado e talvez em outros lugares.

“Eu gostaria de ter melhores notícias para dar a vocês, que essa variante não é significativa […]. Mas, infelizmente, nós apenas seguimos a ciência”, afirmou Charles Chiu, virologista da Universidade da Califórnia, EUA, ao jornal The New York Times.

A variante, conhecida como B.1.427/B.1.429, surgiu pela primeira vez na Califórnia em abril, mas não apareceu no radar dos cientistas até dezembro, quando casos da variante dispararam rapidamente no estado. A mutação já apareceu até o momento em 45 dos 50 estados norte-americanos e em vários outros países, incluindo Austrália, Dinamarca, México e Taiwan. Mas até agora só decolou na Califórnia.

No entanto, os cientistas não tinham certeza se a variante era de fato mais contagiosa do que as cepas anteriores ou se se tornou mais comum simplesmente por acaso, por exemplo, por meio de alguns eventos de superdisseminação.

Novo estudo

Na nova pesquisa, que ainda não foi publicado em uma revista científica, os pesquisadores analisaram 2.172 amostras de vírus coletados na Califórnia entre setembro de 2020 e janeiro de 2021. Eles descobriram que, embora a variante ainda não tivesse aparecido em setembro, em janeiro se tornou a variante predominante na Califórnia, com casos dobrando a cada 18 dias, relata o The o New York Times.

Os pesquisadores realizaram experimentos em laboratório para procurar evidências de que a nova variante tinha uma vantagem biológica. Eles descobriram que a mutação tinha pelo menos 40% mais eficiência na infecção de células humanas do que as variantes anteriores.

E quando mediram o material genético encontrado em equipamentos usados ​​para testes de COVID-19, os pesquisadores descobriram que as pessoas infectadas com a variante produzem uma carga viral duas vezes maior do que a de outras variantes.

Isso pode significar que as pessoas infectadas com a variante Califórnia podem espalhar o novo coronavírus mais facilmente do que as pessoas infectadas com outras cepas. Os pesquisadores disseram que suas descobertas significam que B.1.427/B.1.429 deve ser considerado uma “variante de preocupação” semelhante às variantes que surgiram no Reino Unido, África do Sul e Brasil.

O estudo também descobriu que a nova variante pode escapar do sistema imunológico melhor do que outras. Os anticorpos de pessoas que se recuperaram de infecções de outras variantes foram menos eficazes no bloqueio da nova variante em laboratório. O mesmo aconteceu quando os pesquisadores usaram soro sanguíneo de pessoas que haviam sido vacinadas.

Ainda assim, a variante da Califórnia pode não ser tão bem-sucedida quanto a mutação da África do Sul em escapar das vacinas atuais. Em estudos anteriores, a variante sul-africana produziu níveis seis vezes mais baixos de anticorpos do que os níveis produzidos em resposta a outras cepas. Os níveis de anticorpos produzidos em resposta à variante da Califórnia foram apenas duas vezes mais baixos.

Dessa forma, Chiu ressalta que “se conseguirmos vacinar pessoas suficientes, seremos capazes de lidar com essas variantes simplesmente porque não teremos transmissão contínua”.

Em breve, haverá mais dados para avaliar o tamanho do problema que a nova variante apresenta. B.1.1.7, a variante britânica, chegou à Califórnia apenas por volta do início de dezembro e, embora esteja dobrando a cada 12 dias ou mais, ainda é cerca de apenas 2% dos casos de COVID-19 no estado norte-americano.

Agora, a Califórnia se tornará uma espécie de gaiola viral compatível entre as duas variantes, escreve o The o New York Times. Chiu pensa ser possível que B.1.427/B.1.429 suprima a variante estrangeira e continue a dominar o estado. “Vamos descobrir nas próximas semanas”, afirmou.

A Califórnia já registrou 49.869 óbitos em decorrência da COVID-19 e contabiliza 3.542.706 casos da doença. OS EUA têm 28.279.131 casos e 502.432 mortes pelo novo coronavírus.

Ciberia // Sputnik

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …