França investiga nova variante do coronavírus que pode escapar do teste RT-PCR

Franceses investigam uma nova cepa do vírus da COVID-19 que pode escapar de testes RT-PCR, o exame considerado padrão-ouro na pandemia.

No combate ao coronavírus SARS-CoV-2, pesquisadores e autoridades de saúde alertam para a descoberta de novas variantes e o potencial risco das mutações no agente infeccioso. Agora, os franceses investigam uma nova cepa do vírus da COVID-19 que pode escapar de testes RT-PCR, o exame considerado padrão-ouro na pandemia. Os casos infectados pela nova variante só receberam o diagnóstico após testes sorológicos e análise de matéria biológica.

A variante francesa do coronavírus foi detectada durante um surto da infecção atendido no hospital de Lannion, na Bretanha, em Côtes-d’Armor. Diante da descoberta, os cientistas do país pesquisam se a variante é mais infecciosa ou mortal do que as outras.

No hospital francês, estavam sendo atendidos 79 pacientes suspeitos ou infectados pela COVID-19. No entanto, oito casos desse grupo apresentavam sintomas da doença, como infecções pulmonares graves, mas os resultados de sucessivos testes RT-PCR realizados foram negativos para a infecção do coronavírus.

A partir desses resultados, a equipe do local precisou realizar testes sorológicos e coleta de matéria biológica nos pulmões — uma intervenção mais demorada e invasiva — para confirmar os casos. Agora, os cientistas do Instituto Pasteur investigam se a variante francesa, que acumula nove mutações genéticas do coronavírus ancestral, é mais resistente à vacinação ou se possui uma tendência mais infecciosa e mortal.

“Está em curso uma avaliação para apurar o possível impacto dessas modificações genéticas na incapacidade de reconhecimento por testes virológicos, o que conduz a um subdiagnóstico e que poderá interferir na estratégia de rastreamento atualmente em vigor”, apontou a Direction Génerale de la Santé (DGS) em nota. A DGS também orienta que todos os casos contaminados pela nova variante, tanto prováveis quanto confirmados, “devem ser submetidos a um isolamento estrito durante um período de dez dias”.

Em paralelo a essa descoberta da nova variante, casos do coronavírus apresentam nova alta na França, principalmente no entorno da capital Paris. Na segunda-feira (15), o país registrou 333 novos óbitos e 6,47 mil novos casos em todo o território. No total, são mais de quatro milhões de casos e 90,78 mil mortes desde o início da pandemia. Atualmente, estão internadas mais de 25 mil pessoas no país, sendo que 4,21 mil dependem de cuidados intensivos.

Novas medidas para o contingenciamento e pela queda na taxa de contágio devem ser adotadas nos próximos dias. “Vamos ter de tomar novas decisões nos próximos dias, sem dúvida”, afirmou o presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira (15).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …