Vem à tona aparência mais provável de alienígenas

Pesquisadores da Universidade de Illinois dos EUA acreditam que organismos alienígenas possam ter uma aparência um tanto parecida com macarrão, ao invés de serem criaturas verdes como imaginado por muitos, escreve o site de notícias científicas Live Science.

Um grupo de pesquisadores norte-americanos acredita que formações com formas de macarrão podem ser as primeiras pistas de vida em outros planetas. Para entender qual seria a aparência de extraterrestres, pesquisadores analisaram águas geotermais ricas em minerais do Parque Nacional de Yellowstone.

“Se formos para outro planeta com um rover, amaríamos ver micróbios vivos ou então pequenos homens e mulheres verdes em uma espaçonave”, afirmou o autor do estudo Bruce Fouke, que é geobiólogo da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, destacando que “a realidade é que vamos estar à procura de vida que estava provavelmente crescendo em uma fonte termal, vida que foi fossilizada”.

Os minerais precipitam da água, criando formações feitas de carbonato de cálcio, conhecidas como travertino, que, de acordo com Bruce, não ganham esse formato em vácuo, e, sim, parcialmente, graças a micróbios.

Águas aquecidas do Parque Nacional de Yellowstone, que chegam a atingir temperatura entre 65 e 72 gruas Celsius e com pH baixo de 6,2 a 6,8, sendo ela, assim, mais ácida do que básica, são o ponto central do estudo. A análise mostrou que 98% de microrganismos são Sulfurihydrogenibium yellowstonense.

Cuidadosamente e sem prejudicar a natureza, os pesquisadores coletaram amostras de fileiras de micróbios filamentosos que se desenvolvem nessas águas. As fileiras se parecem com macarrão. Cada fileira consiste em trilhões de células ligadas entre si.

Em água parada, no entanto, os micróbios formam esteiras mucosas soltas. Eles evoluíram há 2,5 mil milhões de anos, quando quase não havia oxigênio na atmosfera da Terra.

Os seus vestígios de vida devem parecer pegadas longas e fossilizadas na superfície das pedras. Portanto, tais formações podem servir como sinais da existência de organismos alienígenas no passado. De acordo com os cientistas, é muito provável que estes micróbios sejam semelhantes a qualquer outra vida que exista em outros planetas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros recorram a pesticidas. A utilização de produtos químicos, no entanto, é nociva …

França aprova projeto de lei que prevê punir filmagem de policiais em ação

Deputados franceses aprovaram nesta terça-feira (24), em primeira leitura, o polêmico projeto de lei sobre a "segurança global", que prevê punir a gravação e divulgação de policiais em ação. O texto será votado pelo …

Astrônomos revelam que 2ª minilua da Terra é do tamanho de carro pequeno

A minilua chamada 2020 CD3 conta com um diâmetro de entre um metro e 1,5 metro e chegou a ficar a 13 mil quilômetros do nosso planeta. A minilua 2020 CD3, que orbita a Terra nos …

Diego Maradona morre aos 60 anos

O ex-jogador argentino Diego Maradona, maior astro da história do futebol do país sul-americano, morreu nesta quarta-feira (25/11) aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, ao norte de Buenos …

Incêndios na Amazônia deixam rastro de destruição por décadas

Entre galhos e folhas esturricados sobre o solo que abrigava uma área de floresta intacta, o cheiro de queimada ainda é forte. Próximo a uma das aldeias da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, vazios surgiram …

EUA: conheça a região com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 no mundo

Mais de 12 milhões de pessoas estão contaminadas pela Covid-19 nos Estados Unidos. Mas o vírus não ataca o país de maneira equitativa. Os estados do centro assistem a uma progressão acelerada da epidemia …

Osmar Terra, negacionista da pandemia, está internado com covid-19 em UTI

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o novo coronavírus, está internado com covid-19 em um hospital em Porto Alegre. Segundo comunicado do Hospital São …

Detalhe microscópico revela segredos de retratos egípcios de 1.800 anos

Análise das partículas da tinta revelou novas informações sobre os retratos enterrados ao lado das múmias egípcias há mais de 1.800 anos. A pintura Retrato do Homem Barbudo foi feita entre 170 e 180 d.C. e …

Ação da polícia contra migrantes em Paris gera críticas

Forças de segurança desmontam de forma violenta acampamento improvisado no centro da capital francesa. Ministro do Interior diz que imagens são chocantes. Ação ocorre na véspera de votação de lei que favorece polícia. A ação da …

Pandemia gera escassez de matéria-prima e faz preços subirem no Brasil

Por três vezes ao longo do mês de outubro, Diogo Murrieta, dono da pizzaria La-Nápoles, em Belém do Pará, tentou comprar as embalagens de papelão nas quais suas pizzas são entregues aos clientes e não …