Vem à tona aparência mais provável de alienígenas

Pesquisadores da Universidade de Illinois dos EUA acreditam que organismos alienígenas possam ter uma aparência um tanto parecida com macarrão, ao invés de serem criaturas verdes como imaginado por muitos, escreve o site de notícias científicas Live Science.

Um grupo de pesquisadores norte-americanos acredita que formações com formas de macarrão podem ser as primeiras pistas de vida em outros planetas. Para entender qual seria a aparência de extraterrestres, pesquisadores analisaram águas geotermais ricas em minerais do Parque Nacional de Yellowstone.

“Se formos para outro planeta com um rover, amaríamos ver micróbios vivos ou então pequenos homens e mulheres verdes em uma espaçonave”, afirmou o autor do estudo Bruce Fouke, que é geobiólogo da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, destacando que “a realidade é que vamos estar à procura de vida que estava provavelmente crescendo em uma fonte termal, vida que foi fossilizada”.

Os minerais precipitam da água, criando formações feitas de carbonato de cálcio, conhecidas como travertino, que, de acordo com Bruce, não ganham esse formato em vácuo, e, sim, parcialmente, graças a micróbios.

Águas aquecidas do Parque Nacional de Yellowstone, que chegam a atingir temperatura entre 65 e 72 gruas Celsius e com pH baixo de 6,2 a 6,8, sendo ela, assim, mais ácida do que básica, são o ponto central do estudo. A análise mostrou que 98% de microrganismos são Sulfurihydrogenibium yellowstonense.

Cuidadosamente e sem prejudicar a natureza, os pesquisadores coletaram amostras de fileiras de micróbios filamentosos que se desenvolvem nessas águas. As fileiras se parecem com macarrão. Cada fileira consiste em trilhões de células ligadas entre si.

Em água parada, no entanto, os micróbios formam esteiras mucosas soltas. Eles evoluíram há 2,5 mil milhões de anos, quando quase não havia oxigênio na atmosfera da Terra.

Os seus vestígios de vida devem parecer pegadas longas e fossilizadas na superfície das pedras. Portanto, tais formações podem servir como sinais da existência de organismos alienígenas no passado. De acordo com os cientistas, é muito provável que estes micróbios sejam semelhantes a qualquer outra vida que exista em outros planetas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …

Mais de 200 pessoas perderam visão em protestos no Chile

A principal associação médica do Chile anunciou nesta quinta-feira (14/11) que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de …

Movimento dos "coletes amarelos" completa um ano com efeitos positivos na economia

O diário econômico francês Les Echos desta sexta-feira dedica sua capa e várias páginas ao movimento dos coletes amarelos, que completa um ano neste domingo. O jornal analisa as consequências dos protestos na economia francesa …

Preço para voar em nave da Boeing será 60% mais caro do que na da SpaceX

O inspetor-geral da NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório sobre o Programa Commercial Crew, com detalhes sobre os problemas técnicos enfrentados pelas empresas SpaceX e Boeing no desenvolvimento de suas espaçonaves - Crew Dragon …

A corrida para salvar 33 marinheiros e 1 cachorro da ilha onde missionário foi morto por nativos há 1 ano

"Homens selvagens, provavelmente mais de 50, com armas caseiras, estão fazendo dois ou três barcos. Temo que eles nos alcancem no pôr do Sol. A vida de todos os tripulantes está em risco." A corrida contra …

Gigante chinesa do comércio eletrônico vende U$ 1 bilhão em 1 minuto

Sessenta e oito segundos. Esse foi o tempo que consumidores chineses levaram para gastar seu primeiro bilhão de dólares em vendas pela internet numa tradicional liquidação do país. O resultado surpreendente de vendas foi alcançado …

“A Tumba”: depósito de lixo nuclear está começando a se romper e afundar nas Ilhas Marshall

Antes de lançar a primeira bomba atômica do mundo, os EUA fizeram vários testes de detonações em locais remotos. O problema é que toda a radiação está até hoje nesses lugares, sendo que um desses …

Brasil dá 'sinal positivo' e valoriza participação no BRICS, diz especialista

Contrariando estimativas de que o governo de Jair Bolsonaro reduziria a importância do BRICS na sua política externa, o Brasil demonstra empenho e compromisso com o bloco, segundo especialista ouvido pela Sputnik. Em entrevista à Sputnik, …