Cientistas encontram as mais antigas evidências de vida na Terra

Matthew Dodd

Os fósseis de minúsculos filamentos encontrados no Canadá

Os fósseis de minúsculos filamentos encontrados no Canadá

O ponto exato da origem da vida na Terra ainda é muito discutido, mas uma nova descoberta no Canadá pode alterar ainda mais a visão humana sobre este tópico.

Pesquisadores encontraram fósseis de bactérias na região do Cinto de Nuvvuagittuq (norte de Quebec) que podem ter vivido há 3.77 bilhões de anos. Se eles estiverem certos, estes podem ser os fósseis mais antigos já encontrados.

A pesquisa foi publicada na revista Nature.

O microfóssil ,com formato de canudos, foi localizado em uma região que já foi uma fonte hidrotermal no fundo do oceano.

Esses micróbios microscópicos que criaram os fósseis teriam crescido ao redor das fontes para tirar vantagem de composição química e criar energia. Quando eles morriam, o ferro na água se ligava ao organismo em decomposição, substituindo suas estruturas com o ferro que pode ser observado hoje.

Depois das análises iniciais, foi determinado que esses micróbios viveram há 3.77 bilhões de anos, mas eles podem ter até 4.28 bilhões de anos. Isso é apenas 260 milhões de anos depois da formação da Terra.

Atualmente, a data mais aceita para o surgimento da vida na Terra é de 3,4 a 3,5 bilhões de anos atrás. Caso a idade dos micróbios seja confirmada, esta descoberta teria importantes consequências para os campos de estudo que focam no surgimento da vida e nas condições necessárias para isso.

Outro grupo de pesquisadores também relata ter encontrado fósseis de 3,7 bilhões de anos, desta vez na Groenlândia. Esta descoberta também aguarda confirmação. Estes fósseis seriam de bactérias fotossintéticas, enquanto os fósseis encontrados no Canadá seriam de bactérias quimiossintéticas.

Essas duas descobertas podem desafiar nosso entendimento sobre a origem da vida.

Poderíamos ter que reavaliar o que consideramos condições necessárias à vida, já que há 3,7 bilhões de anos a Terra era bombardeada por asteroides e o ambiente mudava radicalmente a cada poucos séculos. Se a vida conseguiu surgir nestas condições, teremos mais perguntas do que respostas.

Todos estes questionamentos poderiam alterar as buscas de vida em outros planetas, mesmo em Marte, que era um local morno e cheio de oceanos há 3.7 bilhões de anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …