Cientistas encontram as mais antigas evidências de vida na Terra

Matthew Dodd

Os fósseis de minúsculos filamentos encontrados no Canadá

Os fósseis de minúsculos filamentos encontrados no Canadá

O ponto exato da origem da vida na Terra ainda é muito discutido, mas uma nova descoberta no Canadá pode alterar ainda mais a visão humana sobre este tópico.

Pesquisadores encontraram fósseis de bactérias na região do Cinto de Nuvvuagittuq (norte de Quebec) que podem ter vivido há 3.77 bilhões de anos. Se eles estiverem certos, estes podem ser os fósseis mais antigos já encontrados.

A pesquisa foi publicada na revista Nature.

O microfóssil ,com formato de canudos, foi localizado em uma região que já foi uma fonte hidrotermal no fundo do oceano.

Esses micróbios microscópicos que criaram os fósseis teriam crescido ao redor das fontes para tirar vantagem de composição química e criar energia. Quando eles morriam, o ferro na água se ligava ao organismo em decomposição, substituindo suas estruturas com o ferro que pode ser observado hoje.

Depois das análises iniciais, foi determinado que esses micróbios viveram há 3.77 bilhões de anos, mas eles podem ter até 4.28 bilhões de anos. Isso é apenas 260 milhões de anos depois da formação da Terra.

Atualmente, a data mais aceita para o surgimento da vida na Terra é de 3,4 a 3,5 bilhões de anos atrás. Caso a idade dos micróbios seja confirmada, esta descoberta teria importantes consequências para os campos de estudo que focam no surgimento da vida e nas condições necessárias para isso.

Outro grupo de pesquisadores também relata ter encontrado fósseis de 3,7 bilhões de anos, desta vez na Groenlândia. Esta descoberta também aguarda confirmação. Estes fósseis seriam de bactérias fotossintéticas, enquanto os fósseis encontrados no Canadá seriam de bactérias quimiossintéticas.

Essas duas descobertas podem desafiar nosso entendimento sobre a origem da vida.

Poderíamos ter que reavaliar o que consideramos condições necessárias à vida, já que há 3,7 bilhões de anos a Terra era bombardeada por asteroides e o ambiente mudava radicalmente a cada poucos séculos. Se a vida conseguiu surgir nestas condições, teremos mais perguntas do que respostas.

Todos estes questionamentos poderiam alterar as buscas de vida em outros planetas, mesmo em Marte, que era um local morno e cheio de oceanos há 3.7 bilhões de anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …

Coronavírus: por precaução, OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em diversos países, por medida de precaução. A decisão segue a publicação na sexta-feira …

Exoplanetas habitáveis poderiam ser identificados por 'código de cores', afirma estudo

As enormes distâncias até os exoplanetas teoricamente capazes de suportar vida impedem a observação direta e a exploração dessas possibilidades, levando cientistas a procurar soluções inovadoras. Uma equipe de astrônomos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, …