Cientistas encontram as mais antigas evidências de vida na Terra

Matthew Dodd

Os fósseis de minúsculos filamentos encontrados no Canadá

Os fósseis de minúsculos filamentos encontrados no Canadá

O ponto exato da origem da vida na Terra ainda é muito discutido, mas uma nova descoberta no Canadá pode alterar ainda mais a visão humana sobre este tópico.

Pesquisadores encontraram fósseis de bactérias na região do Cinto de Nuvvuagittuq (norte de Quebec) que podem ter vivido há 3.77 bilhões de anos. Se eles estiverem certos, estes podem ser os fósseis mais antigos já encontrados.

A pesquisa foi publicada na revista Nature.

O microfóssil ,com formato de canudos, foi localizado em uma região que já foi uma fonte hidrotermal no fundo do oceano.

Esses micróbios microscópicos que criaram os fósseis teriam crescido ao redor das fontes para tirar vantagem de composição química e criar energia. Quando eles morriam, o ferro na água se ligava ao organismo em decomposição, substituindo suas estruturas com o ferro que pode ser observado hoje.

Depois das análises iniciais, foi determinado que esses micróbios viveram há 3.77 bilhões de anos, mas eles podem ter até 4.28 bilhões de anos. Isso é apenas 260 milhões de anos depois da formação da Terra.

Atualmente, a data mais aceita para o surgimento da vida na Terra é de 3,4 a 3,5 bilhões de anos atrás. Caso a idade dos micróbios seja confirmada, esta descoberta teria importantes consequências para os campos de estudo que focam no surgimento da vida e nas condições necessárias para isso.

Outro grupo de pesquisadores também relata ter encontrado fósseis de 3,7 bilhões de anos, desta vez na Groenlândia. Esta descoberta também aguarda confirmação. Estes fósseis seriam de bactérias fotossintéticas, enquanto os fósseis encontrados no Canadá seriam de bactérias quimiossintéticas.

Essas duas descobertas podem desafiar nosso entendimento sobre a origem da vida.

Poderíamos ter que reavaliar o que consideramos condições necessárias à vida, já que há 3,7 bilhões de anos a Terra era bombardeada por asteroides e o ambiente mudava radicalmente a cada poucos séculos. Se a vida conseguiu surgir nestas condições, teremos mais perguntas do que respostas.

Todos estes questionamentos poderiam alterar as buscas de vida em outros planetas, mesmo em Marte, que era um local morno e cheio de oceanos há 3.7 bilhões de anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …