Certas pessoas têm um sexto sentido para detectar doenças nos outros

Os seres humanos podem ter uma capacidade inerente de detectar pessoas doentes através de pistas visuais extremamente sutis. Segundo um novo estudo, a habilidade poderia atuar como uma defesa comportamental contra doenças, limitando o risco de contaminação.

“A capacidade de detectar pessoas doentes pode permitir que outras evitem ficar por perto, minimizando o risco de adoecer se a pessoa for portadora de doenças contagiosas”, explica John Axelsson, neurologista da Universidade de Estocolmo, na Suécia, e principal autor do estudo, publicado esta semana nos Proceedings of the Royal Society B.

As pessoas captam sinais quase invisíveis de que o corpo do doente luta para se recuperar da patologia. Entre estes sinais podemos destacar a palidez, o inchaço facial, os cantos dos olhos avermelhados, o suor e o canto da boca caído.

De acordo com Axelsson, a capacidade é inerente ao ser humano, e é sensível o suficiente para detectar pistas simples em fotografias de pessoas doentes, embora o estudo tenha provado que nem sempre isso acontece.

Segundo o Science Alert, estudos anteriores comprovam que demonstrações exageradas dos sintomas do problema de saúde causam uma certa ansiedade a quem observa, mas, até agora, nenhum outro estudo provou que efeitos têm os sinais sutis de um paciente.

O estudo da Universidade de Estocolmo testou a reação, recrutando 16 pessoas saudáveis, com idades entre 19 e 34 anos, e dividindo-as em dois grupos distintos.

O primeiro recebeu uma injeção da bactéria Escherichia coli, que causa uma rápida resposta inflamatória, provocando sintomas de mal-estar. Já o segundo recebeu placebo.

Antes e duas horas depois do teste, os 16 indivíduos foram fotografados. O objetivo era tirar duas fotos dos participantes: a primeira, aparentemente saudáveis, e a segunda na qual pareciam doentes.

O outro grupo, composto por 62 pessoas, analisou as fotografias (no seu total, 32) e classificou as pessoas como doentes ou saudáveis.

Entre as 2.945 classificações das 32 pessoas, 41% das imagens foram identificadas como pessoas com mal-estar (abaixo dos 50% que deveriam ter sido registrados), mas entre as 1.215 classificações de pessoas doentes, apenas 775 estavam corretas. As restantes 440 classificações estavam incorretas.

“Os humanos são apenas semi-precisos“, disse Mark Schaller, psicólogo da Universidade da Colúmbia Britânica, que não participou no mais recente estudo.

Em suma, 13 das 16 pessoas doentes foram identificadas (81%). Mas, apesar de ser um bom resultado, algumas das características faciais podem simplesmente coincidir com as de uma pessoa triste ou cansada, por isso, os autores concluíram que as dicas visuais não são suficientes para afirmar que alguém está doente.

“Esta constatação suporta a ideia de que os humanos têm a habilidade de detectar sinais de doença na fase inicial, depois da exposição ao agente infecioso”, concluem os autores no artigo.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …