Vila na Nova Zelândia quer acabar com os gatos

As autoridades de Omaui, no sul da Nova Zelândia, querem erradicar os gatos da região para conseguirem proteger a biodiversidade local.

Os esforços da Nova Zelândia para proteger a biodiversidade estão indignando muitos donos de felinos. Depois de ter “declarado guerra” a criaturas como ratazanas e doninhas, agora as autoridades têm um novo alvo: os gatos.

De acordo com o Science Alert, que cita uma reportagem do New York Times, a ideia é que a medida, que ainda está em consulta pública, seja implementada na aldeia de Omaui, em Southland, no sul do país, habitada por 35 pessoas.

Apresentada na terça-feira (28), a proposta – que tem como alvo 72 predadores, incluindo gatos domésticos – faria com que, nos próximos seis meses, estes animais de estimação tenham que ser registrados, sendo também obrigatório que possuam microchips. Depois de o amigo felino morrer, o dono não estaria autorizado a substitui-lo por outro gato.

“Nós não odiamos gatos”, diz John Collins, do Omaui Landcare Charitable Trust, ao site Newshub, citado pelo jornal Público. “Mas esse não é o lugar ideal para eles”, acrescenta.

Como seria de se esperar, nem todos os residentes estão satisfeitos com a proposta, defendendo até que sem esse tipo de animal é que o problema dos roedores nas redondezas não terá fim.

“Não interessa quantos roedores apanho ou enveneno, vão continuar aparecendo mais e mais vindos do mato”, explica Nico Jarvis ao Otago Daily Times, uma residente de Omaui que tem três gatos e já começou uma petição para travar a proposta. “Se não posso ter um gato, quase não é saudável viver na minha casa”.

Jarvis acusa o conselho regional do ambiente de Southland, entidade responsável por esse plano, de se comportar como um “estado policial” e diz que a maioria da comunidade pensa que os benefícios que irá trazer para a vida selvagem da região serão insignificantes.

Ao mesmo jornal, John Collins, por sua vez, recorda que já viu pássaros nativos “feitos em pedaços” no jardim de casa. “A vida selvagem nativa está desaparecendo rapidamente por todo o país e lugares como este, onde as pessoas ainda desfrutam do som dos pássaros, já são provavelmente muito raros”, declara.

A Nova Zelândia tem a maior proporção de espécies ameaçadas no mundo, ao abrigar mais de 4 mil criaturas ameaçadas. Especialistas ambientais dizem que as raras espécies nativas do país têm sido aterrorizadas por invasores nos últimos 200 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …