É possível fazer uma “visita guiada” pela NASA à Lua (em 4K!)

Marshall Space Flight Center / NASA

Através de imagens captadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a NASA elaborou uma “visita guiada” à Lua em ultra-alta definição (4K).

Seis anos depois de ter feito uma visita virtual à Lua, com imagens captadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), em órbita desde 2009, a NASA volta a oferecer outra visita guiada, mas agora em ultra-alta definição (4K), escreve o Diário de Notícias.

A agência espacial norte-americana fez uma animação de cinco minutos na qual podemos ver algumas das características mais conhecidas e outras mais difíceis de captar: desde crateras de impacto, planaltos, planícies e os polos.

Segundo o DN, uma das primeiras paradas nesta visita virtual é a cratera Orientale, equivalente ao tamanho do Texas, nos EUA, e uma das estruturas de impacto mais preservadas na superfície lunar.

Além dessa, também é possível observar a cratera Shackleton, no polo sul, que está permanentemente na sombra e registra algumas das temperaturas mais baixas já medidas no sistema solar.

O jornal escreve que o LRO já encontrou aqui provas de que existe água em estado sólido. Também é possível ver a Aitken Bacin, a maior bacia e mais velha de impacto da Lua, com 2.200 quilômetros de diâmetro.

De acordo com o Público, a animação mostra ainda a zona de pouso da Apollo 17, no vale lunar de Taurus-Littrow, que é mais profundo que o Grand Canyon.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos. As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo …

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …