Websérie mostra a incrível jornada de drones em busca de botos da Amazônia

(dr) Amanda Lelis

WWF-Brasil e Instituto Mamirauá no Rio Juruá soltando o drone para fazer a contagem dos botos.

WWF-Brasil e Instituto Mamirauá no Rio Juruá soltando o drone para fazer a contagem dos botos.

O WWF-Brasil, o Instituto Mamirauá e a Conservation Drones lançam hoje (27) a websérie Expedição Ecodrones – Botos da Amazônia, composta por cinco vídeos, de curta duração, a serem divulgados na internet.

Tecnologia de ponta, uma rica biodiversidade, a imensidão da maior floresta tropical do mundo são o enredo da série que mostra a incrível jornada para testar a contagem de botos com o uso de drones.

A expedição, que faz parte do projeto Ecodrones Brasil, foi realizada de forma inédita, no final de 2016. A proposta foi testar e aprimorar técnicas e metodologias para a utilização de drones em pesquisas científicas e utilizá-los para otimizar atividades de campo que exigem grande esforço da equipe e alto investimento de recursos.

Ao todo, a viagem percorreu 400 km pelo Rio Juruá, próximo ao município de Tefé, no Amazonas, em oito dias, e avistou 791 botos.

“Queremos que as pessoas acompanhem os desafios, as surpresas e as belezas naturais que vivenciamos durante essa expedição. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e esperamos que isso possa chamar a atenção para a importância do uso de tecnologias em prol da conservaçãol”, avalia Marcelo Oliveira, especialista de conservação do programa Amazônia do WWF-Brasil.

Segundo ele, o projeto inova em ser o primeiro a utilizar a tecnologia para monitoramento populacional de botos. “É a primeira vez no mundo que um trabalho como esse é feito com mamíferos aquáticos em rios amazônicos. Já houve registro de comportamento de botos. Mas um censo, ou densidade populacional, nunca foi feito”, relatou.

De acordo com Miriam Marmontel, pesquisadora do Instituto Mamirauá – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – a proposta foi testar uma metodologia que possibilite a coleta de dados por meio dos vídeos gravados por drones.

Após a comparação das informações dos vídeos com as informações registradas pelos pesquisadores, espera-se alcançar um modelo de utilização do drone para a contagem de botos.

Daiane da Rosa, pesquisadora do Instituto Mamirauá e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disse que foi uma experiência nova para todos e a primeira vez que um grupo fez estimativas de botos no Rio Juruá, das espécies cor-de-rosa (Inia geoffrensis) e tucuxi (Sotalia fluviatilis).

“Do Acre até o Solimões, na desembocadura do rio, o Rio Juruá passa por três Reservas Extrativistas (Resex): do Alto, do Médio e do Baixo Juruá. Com essa pesquisa, nós conseguimos contemplar quase completamente a do Baixo Juruá” explica.

“Por mais que se trate de uma Resex em terra, nós sabemos que o rio acaba sendo uma zona de amortecimento dessas reservas, então por isso a importância de estudar também a fauna do rio”, afirma a pesquisadora.

Os vídeos serão disponibilizados nas redes sociais e no site Expedição Ecodrones.

// WWF

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …