Pesquisador cria dispositivo capaz de sequestrar drones domésticos em pleno voo

Com tantos drones domésticos voando pelos Estados Unidos, o risco de colisão com aeronaves tripuladas tem rendido muitos debates entre especialistas em segurança de voo.

Mas não demorou muito para se descobrir uma nova maneira de “sequestrar” estes veículos aéreos não tripulados pensando na segurança de todos.

A novidade foi apresentada na quarta-feira, 26, durante a conferência PacSec 2016 Security, em Tóquio, por Jonathan Andersson, gerente do grupo de pesquisa de segurança avançada da divisão TippingPoint DVLab da Trend Micro.

Andsersson desenvolveu um transmissor de rádio que assume o controle completo de drones nas proximidades, em pleno voo. Com o dispositivo em mãos, o controlador consegue parar todas as funções de um drone, incluindo a direção, aceleração e altitude.

A tecnologia funciona com qualquer drone que se comunica através do protocolo DSMx. “A tecnologia funciona contra todos os sistemas de rádio com base DSMx, o que incluiria drones, aviões, carros e barcos”, explicou.

Além de sequestrar um drone, o dispositivo fornece uma impressão digital que é única para cada veículo. Ela pode ser usada para identificar drones que estão sob controle de fontes não confiáveis e também para fornecer provas forenses em processos judiciais criminais ou civis.

Por enquanto, o dispositivo demonstrado não está disponível para comercialização, mas sem dúvida ele é uma maneira eficaz para repensar como explorar o protocolo DSMx e, muito possivelmente, as tecnologias de radiofrequência utilizadas para controlar drones concorrentes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A cidade mais antiga das Américas - com a mesma idade do Egito faraônico - está sendo invadida

Tendo sobrevivido por 5 mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob ameaça de posseiros alegando que a pandemia coronavírus os deixou sem outra opção a não ser ocupar a cidade sagrada. A …

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …