As autoridades da Turquia bloquearam neste sábado o acesso à enciclopédia virtual Wikipedia em todos os seus idiomas alegando “considerações legais”, mas sem esclarecer os motivos que levaram a esta medida.
“Após uma análise técnica e as considerações legais baseadas na lei 5651 [que regulamenta os conteúdos e a criminalidade na internet], foi tomada uma medida administrativa para o site wikipedia.org”, anunciou em um comunicado a Autoridade de Informação e Comunicação da Turquia (BTK, sigla em curdo).
De acordo com a lei, a BTK deve solicitar a um tribunal que confirme a proibição de acesso até 24 horas depois de aplicar a medida.
O bloqueio é efetivo desde a manhã deste sábado e afeta o acesso ao site Wikipedia em todos os idiomas em que está disponível.
“A perda de acesso corresponde aos filtros de internet utilizados para censurar o conteúdo no país”, assegurou em uma nota o Turkey Blocks, um grupo que se dedica a monitorar as restrições ao uso da internet na Turquia.
Vários jornais afirmaram que o governo turco pediu que a enciclopédia virtual retirasse artigos que considerava que faziam apologia ao terrorismo, mas a Wikipedia se negou a fazê-lo.
A Turquia já bloqueou no passado o acesso a redes sociais como Twitter e Youtube.
// EFE