Jimmy Wales, co-fundador do Wikipedia, tem como como meta combater as noticias falsas através de um equipamento próprio de jornalismo. Chamado de Wikitribune, o serviço contará com livre acesso e ainda irá usar crowdfunding para contratar repórteres com mais experiência.
Eles terão a missão de trabalhar ao lado de voluntários que poderão sub-editar artigos, além de verificar histórias e sugerir nos tópicos.
“Esta será a primeira vez que jornalistas profissionais e cidadãos trabalharão lado a lado como iguais escrevendo histórias como eles acontecem, editando-os à medida que eles se desenvolvem e sempre apoiados por uma comunidade que verifica e revê todos os fatos”, disse Wales.
O sucesso da nova empreitada dependerá basicamente de doações de pessoas que também possuem o mesmo objetivo: a produção de notícias verdadeiras. O site deverá cobrir as notícias tradicionais, incluindo do Reino Unido e política internacional.
Todos os artigos do Wikitribune terão fontes detalhadas e links para transcrições completas, gravações de vídeo e áudio de entrevistas. As submissões do leitor deverão ser aprovadas por um editor em tempo integral antes de surgirem no site.
Wales está bastante otimista com o novo projeto. Ele lembra que poucas pessoas acreditavam que o Wikipedia funcionaria, e mesmo que o site ainda não seja perfeito, ele conseguiu evitar a questão das notícias falsas, na grande maioria das vezes.
“Há uma variedade de pessoas que, se ele faz isso direito, vai vê-lo como uma plataforma de confiança”, disse Wales à BBC. “Mas outras 10 a 20 pessoas não vão corrigir a notícia.”