De acordo com uma nova edição da pesquisa Influencers, do YouTube, os responsáveis por canais da plataforma estão cada vez mais presentes na vida dos jovens brasileiros.
Das 10 personalidades mais influentes, os adolescentes e jovens adultos escolhem 5 criadores de conteúdo da plataforma como principais referências, e nas 20 primeiras posições da lista há 10 YouTubers.
Realizada em parceria com Provokers e Meio & Mensagem, a pesquisa mostra que os YouTubers Whindersson Nunes e Coisa de Nerd ficaram em segundo e terceiro lugares – atrás apenas do apresentador Luciano Huck – como mais influentes do Brasil.
Os resultados da pesquisa mostram dados interessantes:
- O ranking de 2016 traz 11 novos nomes, sendo 6 YouTubers e 5 celebridades da TV, entre os quais novos temas ganharam relevância: saúde e atividade física (Léo Stronda), beleza Afro (Rayza Nicácio) e diversidade (Luba);
- Autenticidade, Originalidade, Inteligência e Humor são, na opinião dos jovens, as características mais importantes na definição de uma personalidade;
- Os YouTubers se diferenciam das celebridades convencionais pela proximidade que têm com a audiência. Eles postam constantemente vídeos que mostram sua vida, casa, rotina; sendo “mais autênticos que muitas celebridades convencionais”, além de mostrar como ganham fama e dinheiro com seus vídeos, instigando a audiência a pensar que qualquer um poderia estar ali;
- Segundo os entrevistados, a fórmula de sucesso dos YouTubers é “Admiração + Proximidade = Identificação”.
Foram ouvidos 1.000 participantes, de 14 a 17 anos, das classes A, B e C, nas regiões Sul, Sudestes e Nordeste do Brasil.
O estudo, aliás, é uma das novidades do Fanfest/Brandcast, evento que reúne, na próxima quarta-feira (5) as estrelas do YouTube e os principais executivos do mercado para apresentar um panorama do consumo de vídeo no Brasil, como a comunidade do YouTube se posiciona e para onde caminha.
Confira a lista completa dos Influencers. Em sepia, os YouTubers:
// Canaltech