YouTubers são pagos pelo governo para elogiar mudanças do ensino médio

(cv) YouTube

Os youtubers Lukas Marques e Daniel Molo, do canal Você Sabia

Os youtubers Lukas Marques e Daniel Molo, do canal Você Sabia

O governo de Michel Temer pagou R$ 65 mil para o canal Você Sabia falar bem da reforma. Ele é comandado por dois jovens e já conta com 7,1 milhão de assinantes.

O governo federal está realizando mudanças no ensino médio, e algumas pessoas se mostram satisfeitas com a decisão, porém, outras, não aprovam as medidas.

Para obter mais informações sobre as mudanças, as pessoas recorrem muitas vezes à internet. No YouTube, por exemplo, um vídeo que explica “tudo que você precisa saber sobre o ensino médio” já conta com mais de 1,6 milhão de visualizações. O material em questão parece ser bastante espontâneo, com conclusões positivas sobre a reforma.

Porém, o que poucos sabem é que trata-se publicidade vinda do Ministério da Educação. O governo de Michel Temer pagou R$ 65 mil para o canal Você Sabia falar bem da reforma.

Ele é comandado por dois jovens e já conta com 7,1 milhão de assinantes. O vídeo foi publicado em 31 de outubro de 2016 e os youtubers Lukas Marques e Daniel Molo explicam os benefícios da reforma.

“Com esse vídeo você aí deve estar dando pulo de alegria. Se eu tivesse que fazer o ensino médio e soubesse dessa mudança eu ficaria muito feliz”, diz um deles.

No vídeo não há qualquer menção que o conteúdo seja pago. “A gente achou o tema bastante interessante, uma galera estava discutindo nas redes sociais, e então falamos: deixa com nós que a gente explica direitinho”, fala um dos youtubers.

Os jovens ainda reforçam os aspectos do projeto, com a possibilidade de escolher as áreas de aprofundamento. “Você ai que quer trabalhar com história, não vai ficar perdendo tempo com célula”.

De acordo com A Folha, outros dois canais foram procurados, porém, ambos recusaram. Segundo Daniel Molo, o conteúdo foi encomenda da sua produtora, a Digital Stars, e que frequentemente trabalham com material patrocinado.

A gente já ia fazer um vídeo sobre o novo ensino médio. Como recebemos a proposta, decidimos aceitar”, diz Molo.

O MEC diz que os canais de influenciadores digitais complementam a estratégia de comunicação institucional. O pagamento foi feito dentro da legalidade, através da agência já escolhida por licitação para atender o MEC.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nossos líderes estão transformando nosso “gigante” numa piada! Toda programa pago deveria ser obrigado a divulgar que se trata de um programa patrocinado… durante toda a transmissão: Isso seria transparência! e não esse jogo de faz de conta. Depois que o povo pede intervenção militar (que é outro retrocesso), vão dizer que esse povo, não sabe o que é ditadura… e tem outra opção?!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …