YouTubers são pagos pelo governo para elogiar mudanças do ensino médio

(cv) YouTube

Os youtubers Lukas Marques e Daniel Molo, do canal Você Sabia

Os youtubers Lukas Marques e Daniel Molo, do canal Você Sabia

O governo de Michel Temer pagou R$ 65 mil para o canal Você Sabia falar bem da reforma. Ele é comandado por dois jovens e já conta com 7,1 milhão de assinantes.

O governo federal está realizando mudanças no ensino médio, e algumas pessoas se mostram satisfeitas com a decisão, porém, outras, não aprovam as medidas.

Para obter mais informações sobre as mudanças, as pessoas recorrem muitas vezes à internet. No YouTube, por exemplo, um vídeo que explica “tudo que você precisa saber sobre o ensino médio” já conta com mais de 1,6 milhão de visualizações. O material em questão parece ser bastante espontâneo, com conclusões positivas sobre a reforma.

Porém, o que poucos sabem é que trata-se publicidade vinda do Ministério da Educação. O governo de Michel Temer pagou R$ 65 mil para o canal Você Sabia falar bem da reforma.

Ele é comandado por dois jovens e já conta com 7,1 milhão de assinantes. O vídeo foi publicado em 31 de outubro de 2016 e os youtubers Lukas Marques e Daniel Molo explicam os benefícios da reforma.

“Com esse vídeo você aí deve estar dando pulo de alegria. Se eu tivesse que fazer o ensino médio e soubesse dessa mudança eu ficaria muito feliz”, diz um deles.

No vídeo não há qualquer menção que o conteúdo seja pago. “A gente achou o tema bastante interessante, uma galera estava discutindo nas redes sociais, e então falamos: deixa com nós que a gente explica direitinho”, fala um dos youtubers.

Os jovens ainda reforçam os aspectos do projeto, com a possibilidade de escolher as áreas de aprofundamento. “Você ai que quer trabalhar com história, não vai ficar perdendo tempo com célula”.

De acordo com A Folha, outros dois canais foram procurados, porém, ambos recusaram. Segundo Daniel Molo, o conteúdo foi encomenda da sua produtora, a Digital Stars, e que frequentemente trabalham com material patrocinado.

A gente já ia fazer um vídeo sobre o novo ensino médio. Como recebemos a proposta, decidimos aceitar”, diz Molo.

O MEC diz que os canais de influenciadores digitais complementam a estratégia de comunicação institucional. O pagamento foi feito dentro da legalidade, através da agência já escolhida por licitação para atender o MEC.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nossos líderes estão transformando nosso “gigante” numa piada! Toda programa pago deveria ser obrigado a divulgar que se trata de um programa patrocinado… durante toda a transmissão: Isso seria transparência! e não esse jogo de faz de conta. Depois que o povo pede intervenção militar (que é outro retrocesso), vão dizer que esse povo, não sabe o que é ditadura… e tem outra opção?!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …