Descoberta tartaruga que sobreviveu ao asteróide que extinguiu os dinossauros

Timothy Myers

Fóssil de tartaruga marinha que sobreviveu ao asteróide que extinguiu os dinossauros encontrada em Cabinda, Angola

Fóssil de tartaruga marinha que sobreviveu ao asteróide que extinguiu os dinossauros encontrada em Cabinda, Angola

Uma equipe de paleontólogos descobriu uma tartaruga marinha pré-histórica que sobreviveu ao asteróide que se abateu sobre a Terra há cerca de 65,5 milhões de anos, que acabou com a maior parte da vida na Terra e extinguiu os dinossauros.

Esta tartaruga foi descoberta perto das falésias de uma praia próxima da cidade de Landana, na província de Cabinda, em Angola.

O fóssil do crânio quase completo da tartaruga foi encontrado em Junho de 2012, mas só agora o achado é divulgado ao público, através do site Live Science, depois de uma apresentação num encontro da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados.

Timothy Myers

-

Enquanto a investigação aguarda para ser publicada numa revista científica, o Live Science relata que esta tartaruga, com a cabeça em forma de triângulo, viveu há cerca de 64 milhões de anos, durante o período do Paleoceno.

Trata-se de uma nova espécie, mas é parente próxima das tartarugas marinhas que viviam antes da queda do asteróide que matou cerca de 75% das espécies da Terra, incluindo os dinossauros.

“Se essas tartarugas marinhas de fato formam um grupo firmemente ligado, evolucionariamente falando, então este espécimen fornece a prova de que elementos desse grupo sobreviveram à extinção em massa no fim do Cretáceo”, nota ao Live Science o pesquisador Timothy Myers, professor do Departamento de Ciências da Terra da Universidade Metodista do Sul (UMS), no Texas, Estados Unidos, que esteve envolvido na pesquisa.

O fóssil da tartaruga foi encontrado pelo paleontólogo Louis Jacobs, também da UMS, que reparou em parte de um osso saindo das rochas.

Foi assim, que chegaram a um crânio quase completo do animal e a um hióide, “um osso do pescoço em forma de U que suporta a língua”, explica o Live Science.

Tartaruga se adaptou para mastigar comidas duras

A tartaruga, que ainda não foi batizada, teria o tamanho de uma pequena mesa redonda, com cerca de um metro de comprimento, e os olhos virados para a frente e ligeiramente para o lado, segundo refere Myers.

Também tinha a superfície do céu da boca expandida, um sinal de que terá se adaptado para poder comer comidas mais duras que precisava de mastigar antes de ingerir.

Timothy Myers

Vista frontal do crânio da tartaruga pré-histórica

Vista frontal do crânio da tartaruga pré-histórica

“As tartarugas adultas comeriam organismos com casca dura como os crustáceos (caranguejos, lagostas), bivalves e gastrópodes [moluscos como o caracol], além de presas mais macias como lulas ou peixes”, realça Myers.

O professor relata ao Live Science que no mesmo local, em Landana, foram encontrados fósseis de cobras, crocodilos, peixes ósseos e tubarões, bem como a espécie de tartaruga de pescoço lateral conhecida como Taphrosphys congolensis. Esses sinais indicam que a zona era, há 64 milhões de anos, um local muito mais árido do que atualmente.

“No início do Paleoceno, o local era um ambiente marinho raso e arenoso, não muito longe da costa”, esclarece Myers, notando que nessa altura, “África estava a uma maior altitude” e que, por isso, “o clima seria relativamente árido e o ambiente adjacente envolvente na costa da localidade não teria a vegetação densa de selva que tem hoje”.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …

Famosa rajada rápida de rádio revela magnetosfera 'dançante' em estrela de nêutrons, diz estudo

Dois novos estudos holandeses revelam informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. Embora os artigos forneçam detalhes antes desconhecidos, eles também levantam questões inéditas. Duas equipes internacionais de astrônomos publicaram dois artigos científicos com …

Bolsonaro é 'grande responsável' por 'desastre' de covid, diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu para o Brasil

Na visão da alemã Anna Cavazzini, eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem "grande parcela de responsabilidade" pela crise …

Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido

O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19. O país celebra agora o relaxamento …

Joe Biden confirma fim da presença militar dos EUA no Afeganistão

Presidente confirma fim da presença militar dos EUA no Afeganistão após duas décadas. OTAN segue Washington e diz que também vai começar a retirar suas tropas em 1.º de maio. O Presidente dos Estados Unidos, Joe …