Depois de 10 tentativas, execução de condenado é suspensa nos EUA

(dv) ADOC

O advogado de Doyle Hamm, condenado à morte no Alabama, nos EUA, fala em “execução sangrenta, fracassada”: “Desistiram quando não conseguiram encontrar uma veia”.

Foram feitas mais de 10 tentativas durante duas horas e meia para a equipe médica encarregada de executar Doyle Hamm abortasse a sentença, depois de não terem encontrado uma veia para administrar a injeção letal.

De acordo com o Diário de Notícias, dias antes da execução, os advogados já tinham explicado que Doyle tinha câncer em fase terminal e um histórico de abuso de drogas que poderia comprometer as veias, o que resultaria em uma difícil execução.

Os advogados disseram ainda que o Alabama tentava acelerar um protocolo de execução especializado que aumentava as possibilidades de um procedimento defeituoso. O estado respondeu que sabia o que estava fazendo e que saberia lidar com a injeção letal.

Devido aos problemas em encontrar as veias de Hamm, o mandado de morte que tinha sido aplicado a ele expirou à meia-noite. Não foi divulgado se o Alabama pretende anunciar uma nova data para a execução.

Segundo a Reuters, os responsáveis do departamento prisional do Alabama não estiveram disponíveis para responder aos comentários do advogado de Hamm.

“Foi uma execução sangrenta e mal sucedida. Eles desistiram quando não conseguiram encontrar uma veia”, explicou Bernard Harcourt, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Colúmbia, que representa Hamm.

Doyle Hamm, de 61 anos, ficou com 12 feridas como resultado das abordagens sem sucesso, deixando para trás uma câmara de morte sangrenta. Segundo a descrição do advogado, o homem ficou com “cicatrizes nos tornozelos, na batata da perna e na virilha direita“, e está com “grandes hematomas” e um inchaço na virilha.

Hamm foi condenado por assassinar o recepcionista de um hotel durante um assalto em 1987, na cidade de Cullman, e passou mais de metade da sua vida no corredor da morte.

A injeção letal – que tem sido questionada nos 31 estados que aplicam a pena de morte, depois de outras execuções mal sucedidas no Oklahoma e no Arizona – é um procedimento de execução que consiste em aplicar por via intravenosa, e de forma contínua, uma quantidade letal de barbitúricos de ação rápida, combinados com produtos químicos que paralisam os músculos.

Segundo o Público, em 2014, Clayton Lockett, condenado à morte no estado do Oklahoma, levou 43 minutos para morrer de “um ataque cardíaco devastador”, como disseram seus advogados, depois de ter arrebentado a veia por onde foram injetados os químicos que o deveriam ter matado de forma “humana”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …