Formada em Harvard, brasileira da periferia é eleita deputada federal

Marcelo Brandt / G1

Formada em Harvard em Ciências Políticas e Astrofísica, Tábata Amaral teve mais de 264 mil votos para Deputada Federal

Uma jovem da periferia que se formou em Harvard foi eleita Deputada Federal por São Paulo. Tábata Amaral, de 24 anos, foi a sexta candidata mais votada com mais de 264 mil votos. Ela quer lutar no Congresso Nacional por melhoria na educação pública.

Paulistana, Tábata Amaral é de Vila Missionária, na periferia da Zona Sul de São Paulo, e se candidatou pelo PDT. Filha de um cobrador de ônibus e uma ex-vendedora de flores, ela estudou em escola pública até o 8º ano.

Aos 12 anos, começou uma carreira como “atleta” do conhecimento. Ao todo, colecionou mais de 30 medalhas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística.

O destaque foi nas Olimpíadas de Matemática, quando ela ganhou uma bolsa em uma escola privada. O colégio também bancou moradia e alimentação da estudante porque sua casa ficava distante e os pais não podiam arcar com a despesa.

Lá, Tábata viu os horizontes se alargarem e ouviu pela primeira vez sobre a possibilidade de fazer faculdade fora do país.

Ela atribui suas conquistas às oportunidades que teve. “Consequência de oportunidades que me deram acesso a uma educação de qualidade e também a sonhos bem diferentes”, disse em entrevista ao Conversa com Bial.

Quando estava no segundo ano do Ensino Médio, Tábata ganhou uma bolsa para estudar inglês e contou com a ajuda de instituições para cobrir os gastos do processo de candidatura às vagas em universidades norte-americanas.

Quando escolheu Harvard, Tábata também tinha sido aceita por outras cinco universidades americanas, entre elas, Caltech, Columbia, Princeton e Yale.

A ideia inicial era estudar Astrofísica, mas uma tragédia em sua vida pessoal fez com que ela quisesse ampliar o campo de estudo. “Quatro dias depois que eu fui aceita em Harvard, eu perdi meu pai para as drogas e para o álcool, de uma maneira que é muito típica da periferia, mas que é rodeada ainda de preconceito e incompreensão”, disse ao G1.

“Imagina como estava minha cabeça quando eu cheguei lá [nos Estados Unidos], porque eu tinha a realidade do meu bairro, do meu pai, do meu irmão, a minha, e eu via que o caminho era pela educação. E meu maior sonho era que todo mundo tivesse no mínimo as mesmas oportunidades que eu tive”, contou.

Tábata voltou dos Estados Unidos formada em Ciências Políticas e Astrofísica. No ano que vem, assume sua cadeira como Deputada Federal.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Noticias como esta alentam a esperanca de que possamos superar essa era de trevas que estamos outra vez vivendo por falta de saude, educacao e cultura. Precisamos em primeior lugar saenar a politica sem usar a forca nem a violencia, que esta sendo vista por tanta gente como a “salvacao do Brasil”. Movimentos pacifistascomo o de Ghandi e Mandela venceram porque pregaram uma rsistencia pragmantica, sem excessos. O protesto e uma arma da Demicracia para que sejam atendidas as nossas demandas. Viva o povo Brasileiro, que e inclusivo e tolerante. E parabens a todos que se esforcam por mudar o estado de coisas nossas com aprendizado secular e global.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …