Em Cuba, a internet é entregue de porta a porta (semanalmente)

Cuba tem um tipo de internet muito especial. Poucas pessoas têm acesso à rede mundial de computadores por ser muito cara. Por isso, semanalmente, é entregue em mão uma coleção de sites e programas de entretenimento através de pen drives e discos rígidos portáteis.

Até recentemente, apenas 5% da população cubana tinha acesso à internet. Nos últimos dois anos, o acesso tem aumentado, mas não da forma mais comum e que todos nós estaríamos à espera. Apesar do acesso caro, há uma proliferação cada vez maior do conteúdo multimídia, adquirido de várias (e originais) maneiras em todo o país.

Uma internet informal e onipresente. Assim podemos caracterizar o El Paquete Semanal, uma coleção de conteúdo digital de um terabyte, compilada por indivíduos que lançam semanalmente o conteúdo e o distribuem manualmente pelo país, através de pen drives ou discos rígidos, de porta a porta.

O El Paquete Semanal inclui uma enorme variedade de conteúdos, desde programas de televisão locais e internacionais a filmes, vídeos do YouTube ou revistas e notícias. Segundo o site Medium, um terabyte com toda essa quantidade de material é vendido por cerca de R$ 20.

Em um ambiente tecnologicamente restrito, o sistema é fortemente dependente de uma estrutura humana que garante a entrega da internet offline às pessoas que estão interessadas em acessar os conteúdos.

Assim, há três grupos de pessoas que mantêm o sistema operacional, facilitando o acesso offline de forma regular e acessível sem a sanção do governo.

Los Maestros, ou mestres, compilam o terabyte de conteúdo todas as semanas; Los Paqueteros distribuem, editam e produzem conteúdo adicional e La Gente, ou o povo, consome, compartilha e cria também o próprio conteúdo.

Essa divisão de tarefas mostra que a infraestrutura humana desempenha um papel fundamental na sustentação e no crescimento do El Paquete (EP), oferecendo uma versão única da internet, onde ela não existiria de outra forma.

O El Paquete é, além disso, personalizado a cada tipo de cidadão, com suas preferências e gostos a ocuparem o terabyte de informação e entretenimento. É, por isso, um serviço completamente personalizado, fator de diferenciação que a tecnologia nem sempre consegue substituir.

Além de entretenimento, a informação e o conteúdo educacional também ocupam um importante lugar no El Paquete. E, para nossa surpresa, o sistema se revelou também como uma internet participativa, dado que é uma rede de informações disseminada e localmente relevante em termos de conteúdo e entrega.

É acrescido ainda o fato de muito do conteúdo do El Paquete ser único, já que os consumidores podem também disseminar o próprio conteúdo no El Paquete Semanal – como é o caso de Maria, que publica a sua revista nessa internet revolucionária do país, conta o Medium.

Mas nem tudo é um mar de rosas, e no que toca à internet esse cenário é cada vez mais afastado. O El Paquete Semanal enfrenta também suas próprias limitações, como o fato de necessitar de uma mão de obra significativa para poder sustentar a rede.

Além disso, e à semelhança do que acontece com a maioria dos sistemas sociotécnicos, há estruturas de poder em jogo dentro do EP, e estruturas de poder em jogo que atuam sobre o sistema.

O conteúdo é moldado, por exemplo, por regulamentações governamentais, como o fato de não poder ser disseminada pornografia ou discursos contra o governo.

Isso significa que, apesar de “livre” aos nossos olhos, o El Paquete Semanal não deixa de ser sujeito à política de informação. Esse tipo de internet também não fornece aos cubanos tudo o que querem, como a capacidade de poder se comunicar em tempo real com pessoas de todo o mundo.

Não é perfeito, mas existe e funciona. No fundo, o El Paquete oferece a capacidade de ver a internet com outros olhos, como um sistema que também precisa de vários indivíduos para resultar. De pessoas, para pessoas (mesmo que a tecnologia surja pelo meio).

LM, Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …