Em Cuba, a internet é entregue de porta a porta (semanalmente)

Cuba tem um tipo de internet muito especial. Poucas pessoas têm acesso à rede mundial de computadores por ser muito cara. Por isso, semanalmente, é entregue em mão uma coleção de sites e programas de entretenimento através de pen drives e discos rígidos portáteis.

Até recentemente, apenas 5% da população cubana tinha acesso à internet. Nos últimos dois anos, o acesso tem aumentado, mas não da forma mais comum e que todos nós estaríamos à espera. Apesar do acesso caro, há uma proliferação cada vez maior do conteúdo multimídia, adquirido de várias (e originais) maneiras em todo o país.

Uma internet informal e onipresente. Assim podemos caracterizar o El Paquete Semanal, uma coleção de conteúdo digital de um terabyte, compilada por indivíduos que lançam semanalmente o conteúdo e o distribuem manualmente pelo país, através de pen drives ou discos rígidos, de porta a porta.

O El Paquete Semanal inclui uma enorme variedade de conteúdos, desde programas de televisão locais e internacionais a filmes, vídeos do YouTube ou revistas e notícias. Segundo o site Medium, um terabyte com toda essa quantidade de material é vendido por cerca de R$ 20.

Em um ambiente tecnologicamente restrito, o sistema é fortemente dependente de uma estrutura humana que garante a entrega da internet offline às pessoas que estão interessadas em acessar os conteúdos.

Assim, há três grupos de pessoas que mantêm o sistema operacional, facilitando o acesso offline de forma regular e acessível sem a sanção do governo.

Los Maestros, ou mestres, compilam o terabyte de conteúdo todas as semanas; Los Paqueteros distribuem, editam e produzem conteúdo adicional e La Gente, ou o povo, consome, compartilha e cria também o próprio conteúdo.

Essa divisão de tarefas mostra que a infraestrutura humana desempenha um papel fundamental na sustentação e no crescimento do El Paquete (EP), oferecendo uma versão única da internet, onde ela não existiria de outra forma.

O El Paquete é, além disso, personalizado a cada tipo de cidadão, com suas preferências e gostos a ocuparem o terabyte de informação e entretenimento. É, por isso, um serviço completamente personalizado, fator de diferenciação que a tecnologia nem sempre consegue substituir.

Além de entretenimento, a informação e o conteúdo educacional também ocupam um importante lugar no El Paquete. E, para nossa surpresa, o sistema se revelou também como uma internet participativa, dado que é uma rede de informações disseminada e localmente relevante em termos de conteúdo e entrega.

É acrescido ainda o fato de muito do conteúdo do El Paquete ser único, já que os consumidores podem também disseminar o próprio conteúdo no El Paquete Semanal – como é o caso de Maria, que publica a sua revista nessa internet revolucionária do país, conta o Medium.

Mas nem tudo é um mar de rosas, e no que toca à internet esse cenário é cada vez mais afastado. O El Paquete Semanal enfrenta também suas próprias limitações, como o fato de necessitar de uma mão de obra significativa para poder sustentar a rede.

Além disso, e à semelhança do que acontece com a maioria dos sistemas sociotécnicos, há estruturas de poder em jogo dentro do EP, e estruturas de poder em jogo que atuam sobre o sistema.

O conteúdo é moldado, por exemplo, por regulamentações governamentais, como o fato de não poder ser disseminada pornografia ou discursos contra o governo.

Isso significa que, apesar de “livre” aos nossos olhos, o El Paquete Semanal não deixa de ser sujeito à política de informação. Esse tipo de internet também não fornece aos cubanos tudo o que querem, como a capacidade de poder se comunicar em tempo real com pessoas de todo o mundo.

Não é perfeito, mas existe e funciona. No fundo, o El Paquete oferece a capacidade de ver a internet com outros olhos, como um sistema que também precisa de vários indivíduos para resultar. De pessoas, para pessoas (mesmo que a tecnologia surja pelo meio).

LM, Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Hospitais norte-americanos se unem e criam farmacêutica para baixar preços de medicamentos

Mais de 120 hospitais americanos estão criando uma empresa farmacêutica sem fins lucrativos para diminuir os preços dos remédios. Em 2019, a empresa espera ter seus primeiros produtos no mercado. A nova farmacêutica, Civica Rx, criada …

Astrônomos descobrem “Vulcano”, o planeta de Spock

Astrônomos norte-americanos descobriram um exoplaneta com características muito semelhantes às de “Vulcano”, o planeta de origem de Spock, o inesquecível personagem da famosa série Star Trek. Localizado a 16 anos-luz da Terra, o novo planeta orbita …

Trump ameaça paralisar governo se não houver dinheiro para o muro

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (21) travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por não prever financiamento para construir o desejado muro na fronteira com …

Bolsonaro passa por cirurgia para drenagem de líquido no abdômen

O candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, internado em unidade semi-intensiva, passou por um procedimento para drenagem de líquido que estava ao lado do intestino, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, em …

Temer, Moreira e Padilha devem depor em processo sobre suposta organização criminosa

O juiz Vallisney de Oliveira, juiz da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, convocou o presidente Michel Temer como testemunha em um processo que investiga se uma suposta organização criminosa agiu na Petrobras. Além do …

TSE pretende tornar público o código fonte das urnas eletrônicas

Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar …

Brasileiras triplicam busca por congelamento de óvulos para adiar maternidade

Desde criança, a publicitária Camila Alvarenga de Paula Pinto, hoje com 37 anos, alimenta uma certeza na vida: quer ser mãe. Ela tem como referência a sua própria mãe, Denise, que teve três filhos e …

Brasileiros poderão receber remessas do exterior diretamente em reais

A partir de 1º de novembro, os brasileiros poderão receber, em reais, remessas enviadas do exterior por parentes e amigos, definiu o Banco Central (BC). Em circular publicada nesta quinta-feira (20), a autoridade monetária regulamentou as …

Detergentes podem contribuir para excesso de peso em crianças

Os produtos habitualmente utilizados na limpeza da casa podem promover alterações na microbiota intestinal (antes conhecida por flora intestinal) e provocar o excesso de peso em crianças. A conclusão é de um novo estudo realizado …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …