Em Cuba, a internet é entregue de porta a porta (semanalmente)

Cuba tem um tipo de internet muito especial. Poucas pessoas têm acesso à rede mundial de computadores por ser muito cara. Por isso, semanalmente, é entregue em mão uma coleção de sites e programas de entretenimento através de pen drives e discos rígidos portáteis.

Até recentemente, apenas 5% da população cubana tinha acesso à internet. Nos últimos dois anos, o acesso tem aumentado, mas não da forma mais comum e que todos nós estaríamos à espera. Apesar do acesso caro, há uma proliferação cada vez maior do conteúdo multimídia, adquirido de várias (e originais) maneiras em todo o país.

Uma internet informal e onipresente. Assim podemos caracterizar o El Paquete Semanal, uma coleção de conteúdo digital de um terabyte, compilada por indivíduos que lançam semanalmente o conteúdo e o distribuem manualmente pelo país, através de pen drives ou discos rígidos, de porta a porta.

O El Paquete Semanal inclui uma enorme variedade de conteúdos, desde programas de televisão locais e internacionais a filmes, vídeos do YouTube ou revistas e notícias. Segundo o site Medium, um terabyte com toda essa quantidade de material é vendido por cerca de R$ 20.

Em um ambiente tecnologicamente restrito, o sistema é fortemente dependente de uma estrutura humana que garante a entrega da internet offline às pessoas que estão interessadas em acessar os conteúdos.

Assim, há três grupos de pessoas que mantêm o sistema operacional, facilitando o acesso offline de forma regular e acessível sem a sanção do governo.

Los Maestros, ou mestres, compilam o terabyte de conteúdo todas as semanas; Los Paqueteros distribuem, editam e produzem conteúdo adicional e La Gente, ou o povo, consome, compartilha e cria também o próprio conteúdo.

Essa divisão de tarefas mostra que a infraestrutura humana desempenha um papel fundamental na sustentação e no crescimento do El Paquete (EP), oferecendo uma versão única da internet, onde ela não existiria de outra forma.

O El Paquete é, além disso, personalizado a cada tipo de cidadão, com suas preferências e gostos a ocuparem o terabyte de informação e entretenimento. É, por isso, um serviço completamente personalizado, fator de diferenciação que a tecnologia nem sempre consegue substituir.

Além de entretenimento, a informação e o conteúdo educacional também ocupam um importante lugar no El Paquete. E, para nossa surpresa, o sistema se revelou também como uma internet participativa, dado que é uma rede de informações disseminada e localmente relevante em termos de conteúdo e entrega.

É acrescido ainda o fato de muito do conteúdo do El Paquete ser único, já que os consumidores podem também disseminar o próprio conteúdo no El Paquete Semanal – como é o caso de Maria, que publica a sua revista nessa internet revolucionária do país, conta o Medium.

Mas nem tudo é um mar de rosas, e no que toca à internet esse cenário é cada vez mais afastado. O El Paquete Semanal enfrenta também suas próprias limitações, como o fato de necessitar de uma mão de obra significativa para poder sustentar a rede.

Além disso, e à semelhança do que acontece com a maioria dos sistemas sociotécnicos, há estruturas de poder em jogo dentro do EP, e estruturas de poder em jogo que atuam sobre o sistema.

O conteúdo é moldado, por exemplo, por regulamentações governamentais, como o fato de não poder ser disseminada pornografia ou discursos contra o governo.

Isso significa que, apesar de “livre” aos nossos olhos, o El Paquete Semanal não deixa de ser sujeito à política de informação. Esse tipo de internet também não fornece aos cubanos tudo o que querem, como a capacidade de poder se comunicar em tempo real com pessoas de todo o mundo.

Não é perfeito, mas existe e funciona. No fundo, o El Paquete oferece a capacidade de ver a internet com outros olhos, como um sistema que também precisa de vários indivíduos para resultar. De pessoas, para pessoas (mesmo que a tecnologia surja pelo meio).

LM, Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas revelam nova razão que explica dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as mudanças climáticas: quanto mais frio é o clima e menos incidência de sol, mais as pessoas tendem a consumir …

Cientistas encontraram pássaro que é três espécies em uma só

Cientistas encontraram um pássaro incomum na Pensilvânia, que guarda um incrível segredo genético: a toutinegra é o híbrido de três espécies diferentes de pássaros. Uma equipe de cientistas encontrou um pássaro incomum na Pensilvânia, cuja mãe …

Hitler abraçou uma menina judia; 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazista ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

No deserto mais seco do mundo, a chuva mata

No deserto mais seco e mais antigo da Terra, as coisas não funcionam da mesma maneira que em outros lugares. A água, por exemplo, não é uma bênção. No deserto do Atacama, no Chile, as …

CIA pensou em usar “soro da verdade” nos interrogatórios do 11 de setembro

O “Projeto Medicação” foi posto de lado em 2003, mas, até lá, os médicos da CIA estudaram a hipótese de substituir as violentas técnicas de interrogatório pelo uso de um “soro da verdade” que fizesse …

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …

Hábito diário pode ajudar a prever morte prematura

A velocidade com que caminhamos fornece muitas pistas sobre o nosso estado de saúde e pode mesmo ajudar a prever uma morte prematura.  Segundo um novo estudo, realizado o por cientistas da Universidade do Sul …

Assassino de John Lennon sente “mais vergonha” a cada dia que passa

Mark David Chapman, que assassinou John Lennon em 1980, disse a um conselho de condicional que se sente “mais e mais envergonhado” a cada ano que passa por ter assassinado o ex-Beatle. “Há 30 anos, eu …

Submarino argentino ARA San Juan é achado um ano após ter desaparecido com 44 tripulantes

A carcaça do submarino argentino Ara San Juan, desaparecido desde 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, foi localizada no fundo do oceano Atlântico, a 800 metros de profundidade, a leste da …

Cientistas determinam qual foi o pior período na história da humanidade

Cientistas americanos chegaram à conclusão de que em 536 d.C., "um dos períodos mais terríveis" começou na história da humanidade. Segundo o historiador medieval Michael McCormick, arqueólogo da Universidade de Harvard, um "nevoeiro misterioso" caiu sobre a …