39% das brasileiras já foram submetidas a alguma violência sexual

ESPM / APAV

"O Silêncio Magoa", trabalho contra a violência doméstica de alunos da ESPM de São Paulo para a APAV, Associação Portuguesa de Proteção à Vítima.

“O Silêncio Magoa”, trabalho contra a violência doméstica de alunos da ESPM de São Paulo para a APAV, Associação Portuguesa de Proteção à Vítima.

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Patrícia Galvão apresenta dados inéditos sobre a situação da violência sexual contra as mulheres no Brasil.

De acordo com os dados coletados, 39% das mulheres entrevistadas afirmaram já terem sido pessoalmente submetidas a algum tipo de violência sexual o que, segundo o Instituto, aponta para uma estimativa de 30 milhões de brasileiras vítimas de violência sexual.

O estudo, “Violência Sexual – Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil“, foi realizado pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com o Instituto Locomotiva de pesquisa, e está disponível na íntegra para consulta online.

O levantamento contou com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha e coletou uma amostra de 1.000 pessoas maiores de idade, entrevistadas em 70 municípios das cinco regiões brasileiras, entre os dias 6 e 19 de julho de 2016.

Os resultados expõem contradições entre as opiniões dos entrevistados: enquanto a culpabilização de mulheres vítimas de estupro continua presente, os questionamentos em relação ao machismo têm ganhado maior percepção da população.

Enquanto 96% concordam que é preciso ensinar os homens a respeitar as mulheres e não as mulheres a ter medo e 69% das brasileiras relacionam a violência sexual ao machismo, o estudo mostra que para 42% dos homens as mulheres provocam a violência.

Já para 67% dos brasileiros e brasileiras, o homem comete a violência sexual porque ‘não consegue controlar seus impulsos’; para 58%, a violência acontece porque o homem bebe ou usa drogas; e para 32% os agressores têm problemas mentais.

Em relação a punição dos agressores sexuais, 76% das mulheres e 67% dos homens consideram que a impunidade é o principal motivo que leva um homem a cometer uma violência sexual contra uma mulher.

O estudo mostra também que a percepção dos brasileiros sobre as definições de violência sexual tem crescido. Segundo os dados, 97% das mulheres e homens consideram que sexo sem consentimento sempre é estupro, e o mesmo percentual concorda que em qualquer hipótese, “sóbria, chapada, vestida ou pelada”, nenhuma mulher merece ser estuprada.

No caso das relações consentidas, 78% das mulheres e 74% dos homens consideram que ter relação sexual sem preservativo, porque o parceiro não aceita, configura violência sexual. Em relação a divulgação de fotos e vídeos íntimos sem autorização da parceira, 94% das mulheres e 91% dos homens consideram o ato como violência sexual.

Praticamente metade da população (49%) avaliou que a maior parte dos estupros acontecem em casa, enquanto 64% concordaram que o estuprador pode ser muitas vezes um colega de escola ou de trabalho. Quanto ao papel da mídia na violência, 74% acreditam que a mídia reforça comportamentos desrespeitosos com as mulheres.

Apesar dos questionamentos sobre a violência sexual terem crescido no país, o número de homens que assumem ter praticado violência ainda são altos. Diante de uma lista de situações que designam a violência sexual, 18% dos homens reconheceram já terem praticado algum item.

Ao mesmo tempo, 55% dos entrevistados afirmam conhecer alguma mulher que já foi vítima de violência sexual ou ter presenciado alguma agressão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …