39% das brasileiras já foram submetidas a alguma violência sexual

ESPM / APAV

"O Silêncio Magoa", trabalho contra a violência doméstica de alunos da ESPM de São Paulo para a APAV, Associação Portuguesa de Proteção à Vítima.

“O Silêncio Magoa”, trabalho contra a violência doméstica de alunos da ESPM de São Paulo para a APAV, Associação Portuguesa de Proteção à Vítima.

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Patrícia Galvão apresenta dados inéditos sobre a situação da violência sexual contra as mulheres no Brasil.

De acordo com os dados coletados, 39% das mulheres entrevistadas afirmaram já terem sido pessoalmente submetidas a algum tipo de violência sexual o que, segundo o Instituto, aponta para uma estimativa de 30 milhões de brasileiras vítimas de violência sexual.

O estudo, “Violência Sexual – Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil“, foi realizado pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com o Instituto Locomotiva de pesquisa, e está disponível na íntegra para consulta online.

O levantamento contou com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha e coletou uma amostra de 1.000 pessoas maiores de idade, entrevistadas em 70 municípios das cinco regiões brasileiras, entre os dias 6 e 19 de julho de 2016.

Os resultados expõem contradições entre as opiniões dos entrevistados: enquanto a culpabilização de mulheres vítimas de estupro continua presente, os questionamentos em relação ao machismo têm ganhado maior percepção da população.

Enquanto 96% concordam que é preciso ensinar os homens a respeitar as mulheres e não as mulheres a ter medo e 69% das brasileiras relacionam a violência sexual ao machismo, o estudo mostra que para 42% dos homens as mulheres provocam a violência.

Já para 67% dos brasileiros e brasileiras, o homem comete a violência sexual porque ‘não consegue controlar seus impulsos’; para 58%, a violência acontece porque o homem bebe ou usa drogas; e para 32% os agressores têm problemas mentais.

Em relação a punição dos agressores sexuais, 76% das mulheres e 67% dos homens consideram que a impunidade é o principal motivo que leva um homem a cometer uma violência sexual contra uma mulher.

O estudo mostra também que a percepção dos brasileiros sobre as definições de violência sexual tem crescido. Segundo os dados, 97% das mulheres e homens consideram que sexo sem consentimento sempre é estupro, e o mesmo percentual concorda que em qualquer hipótese, “sóbria, chapada, vestida ou pelada”, nenhuma mulher merece ser estuprada.

No caso das relações consentidas, 78% das mulheres e 74% dos homens consideram que ter relação sexual sem preservativo, porque o parceiro não aceita, configura violência sexual. Em relação a divulgação de fotos e vídeos íntimos sem autorização da parceira, 94% das mulheres e 91% dos homens consideram o ato como violência sexual.

Praticamente metade da população (49%) avaliou que a maior parte dos estupros acontecem em casa, enquanto 64% concordaram que o estuprador pode ser muitas vezes um colega de escola ou de trabalho. Quanto ao papel da mídia na violência, 74% acreditam que a mídia reforça comportamentos desrespeitosos com as mulheres.

Apesar dos questionamentos sobre a violência sexual terem crescido no país, o número de homens que assumem ter praticado violência ainda são altos. Diante de uma lista de situações que designam a violência sexual, 18% dos homens reconheceram já terem praticado algum item.

Ao mesmo tempo, 55% dos entrevistados afirmam conhecer alguma mulher que já foi vítima de violência sexual ou ter presenciado alguma agressão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …