39% das brasileiras já foram submetidas a alguma violência sexual

ESPM / APAV

"O Silêncio Magoa", trabalho contra a violência doméstica de alunos da ESPM de São Paulo para a APAV, Associação Portuguesa de Proteção à Vítima.

“O Silêncio Magoa”, trabalho contra a violência doméstica de alunos da ESPM de São Paulo para a APAV, Associação Portuguesa de Proteção à Vítima.

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Patrícia Galvão apresenta dados inéditos sobre a situação da violência sexual contra as mulheres no Brasil.

De acordo com os dados coletados, 39% das mulheres entrevistadas afirmaram já terem sido pessoalmente submetidas a algum tipo de violência sexual o que, segundo o Instituto, aponta para uma estimativa de 30 milhões de brasileiras vítimas de violência sexual.

O estudo, “Violência Sexual – Percepções e comportamentos sobre violência sexual no Brasil“, foi realizado pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com o Instituto Locomotiva de pesquisa, e está disponível na íntegra para consulta online.

O levantamento contou com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha e coletou uma amostra de 1.000 pessoas maiores de idade, entrevistadas em 70 municípios das cinco regiões brasileiras, entre os dias 6 e 19 de julho de 2016.

Os resultados expõem contradições entre as opiniões dos entrevistados: enquanto a culpabilização de mulheres vítimas de estupro continua presente, os questionamentos em relação ao machismo têm ganhado maior percepção da população.

Enquanto 96% concordam que é preciso ensinar os homens a respeitar as mulheres e não as mulheres a ter medo e 69% das brasileiras relacionam a violência sexual ao machismo, o estudo mostra que para 42% dos homens as mulheres provocam a violência.

Já para 67% dos brasileiros e brasileiras, o homem comete a violência sexual porque ‘não consegue controlar seus impulsos’; para 58%, a violência acontece porque o homem bebe ou usa drogas; e para 32% os agressores têm problemas mentais.

Em relação a punição dos agressores sexuais, 76% das mulheres e 67% dos homens consideram que a impunidade é o principal motivo que leva um homem a cometer uma violência sexual contra uma mulher.

O estudo mostra também que a percepção dos brasileiros sobre as definições de violência sexual tem crescido. Segundo os dados, 97% das mulheres e homens consideram que sexo sem consentimento sempre é estupro, e o mesmo percentual concorda que em qualquer hipótese, “sóbria, chapada, vestida ou pelada”, nenhuma mulher merece ser estuprada.

No caso das relações consentidas, 78% das mulheres e 74% dos homens consideram que ter relação sexual sem preservativo, porque o parceiro não aceita, configura violência sexual. Em relação a divulgação de fotos e vídeos íntimos sem autorização da parceira, 94% das mulheres e 91% dos homens consideram o ato como violência sexual.

Praticamente metade da população (49%) avaliou que a maior parte dos estupros acontecem em casa, enquanto 64% concordaram que o estuprador pode ser muitas vezes um colega de escola ou de trabalho. Quanto ao papel da mídia na violência, 74% acreditam que a mídia reforça comportamentos desrespeitosos com as mulheres.

Apesar dos questionamentos sobre a violência sexual terem crescido no país, o número de homens que assumem ter praticado violência ainda são altos. Diante de uma lista de situações que designam a violência sexual, 18% dos homens reconheceram já terem praticado algum item.

Ao mesmo tempo, 55% dos entrevistados afirmam conhecer alguma mulher que já foi vítima de violência sexual ou ter presenciado alguma agressão.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …