Elissa Martin/Yale Peabody Museum of Natural History

Uma equipa de paleontologistas internacionais liderados pelo Museu de História Natural da Universidade de Oxford descobriu restos bem preservados de um antigo parente dos invertebrados marinhos conhecidos como pepinos do mar.
Por causa de seus muitos tentáculos, o novo organismo foi nomeado Sollasina cthulhu, em homenagem à entidade cósmica nas obras de Howard Lovecraft, de acordo com o portal CNET.
Os restos mortais do organismo foram encontrados em Herefordshire, Reino Unido. O tamanho do pequeno animal não excede os 3 cm e os cientistas descobriram que os seus restos têm 430 milhões de anos.
“Uma bela reconstrução de um intrigante Echinodermata paleozóico, chamado ophiocistioid! São os primeiros antepassados dos pepinos do mar, com uma aparência muito parecida com um ouriço! Sollasina cthulhu! Nomeado em honra do famoso monstro de Lovecraft!”
Com a ajuda da tomografia, os cientistas recriaram a aparência de Sollasina cthulhu, ele tinha muitos tentáculos, com os quais caçava pequenas presas no fundo dos reservatórios de água doce. Além disso, usava os tentáculos para se movimentar
“O Sollasina pertence a um grupo extinto chamado opiocistioides”, informa, em comunicado, o Museu de História Natural da Universidade de Oxford. Derek Briggs, paleontólogo de Yale e co-autor do estudo, acrescenta que a análise “sugere que estas criaturas divergiram da linha que levou aos pepinos do mar modernos“.
O comunicado explica ainda que a reconstrução 3D do Sollasina mostra tecidos moles nunca antes vistos em fósseis deste género.
Ciberia // Sputnik News