Cientistas de várias universidades dos Estados Unidos descobriram que a fisetina – substância natural encontrada em muitas frutas e vegetais – possui propriedades que afetam positivamente a saúde e atrasam o envelhecimento.
De acordo com um estudo divulgado em julho deste ano na revista Nature, os cientistas concluíram que a eficácia do organismo na eliminação das células danificadas vai diminuindo com o avançar da idade, acumulando e contribuindo assim para a degradação dos tecidos corporais.
Contudo, a nova pesquisa – aplicada em cobaias de idade mais avançada – verificou que a fisetina reduz o número de células danificadas, melhorando consequentemente a saúde do rato e prolongando a expectativa de vida deles.
“Os resultados sugerem que podemos prolongar a duração do período de vida saudável, mesmo no final da vida”, disse o autor principal do estudo, Paul D. Robbins.
A fisetina é um composto natural que pertence ao grupo dos flavonoides. A substância pode ser encontrada em frutas e vegetais, como morangos, maças, kiwis, uvas, tomates, citrinos, brócolis, cebolas ou pepinos.
Estudo anteriores já sinalizavam os benefícios desse composto, principalmente para fortalecer e prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer.
Ciberia // ZAP