A 20th Century Fox criou um grupo de sites de notícias falsas como parte de uma campanha de marketing viral para seu novo filme A Cura (A Cure for Wellness).
As páginas veiculavam anúncios sobre o longa e faziam referências à sua trama em reportagens falsas sobre assuntos divisivos como aborto, vacinas e o polêmico presidente Donald Trump.
Segundo reportagem do New York Times, a Fox usou pelo menos cinco sites de falsas notícias projetados para se parecerem com sites noticiosos locais – The Sacramento Dispatch, Guardião de Salt Lake City, Houston Leader, NY Morning Post e Indianapolis Gazette – para causar indignação online e, assim, despertar interesse no filme.
A Regency Enterprises, produtora do filme, e a 20th Century Fox reconheceram seu papel na operação de notícias falsas em um comunicado enviado na terça-feira (14).
“A Cura é um filme sobre uma ‘falsa’ cura que deixa as pessoas mais doentes”, diz o documento. “Como parte desta campanha, foi criado um site de saúde” falso “, healthandwellness.co, e fizemos parceria com um falso criador de notícias para publicar notícias falsas”.
Os cinco sites conhecidos por serem parte da falsa campanha de notícias foram retirados após a notícia ter sido relatada pelo BuzzFeed News na terça-feira. Os usuários que inseriram seus URLs foram redirecionados para o site oficial do filme, mas as versões arquivadas de alguns de seus artigos permaneceram disponíveis on-line.
O filme A Cura foi dirigido por Gore Verbinski e tem no elenco estrelas como Dane DeHaan e Jason Isaacs, que no passado já fizeram piadas online sobre o fenômeno de notícias falsas.
O filme estreou nesta quinta-feira (16) e recebeu principalmente críticas negativas. Joe Dziemianowicz, crítico do The Daily News, por exemplo, descreveu seu enredo como “gótico absurdo”.
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