Pioneiro quando o assunto é economia de dados, o Opera também deu início à oferta de VPN gratuita entre os navegadores mais populares da atualidade.
Até agora, entretanto, essa funcionalidade era restrita a desenvolvedores, chegando ao público geral nesta terça-feira (20).
As versões do browser para desktop e dispositivos móveis passou a contar com a funcionalidade de segurança em abril deste ano.
Muito bem recebida, agora ela chega no Opera 40 aos mais de 350 milhões de usuários desktop do produto.
A ideia, segundo a empresa, é popularizar as redes privadas virtuais, tornando-as mais acessíveis ao público em geral, independentemente de conhecimento técnico.
“Acreditamos piamente que se as pessoas soubessem como exatamente funciona a internet, elas usariam uma VPN”, disse a chefe de produtos da companhia, Krystian Kolondra, numa publicação no site da Opera.
“Esperamos que, ao tornar a VPN do nosso navegador gratuita e fácil de usar, ela se torne uma ferramenta essencial para todos”.
Uma das grandes vantagens da VPN que vem embutida no Opera é que ela é ilimitada. Ou seja, você não tem de se preocupar com quanto tempo está utilizando, nem com o tráfego de dados.
Apesar dessa vantagem, existem um porém: a funcionalidade só oferece cinco localidades para conexão, número bastante baixo em relação a concorrentes standalone, que têm dezenas de opções disponíveis.
Independentemente disso, é notável o esforço da Opera em tornar seu navegador referência em segurança, tal qual já foi em velocidade há algum tempo.
// Canaltech