Novo golpe do WhatsApp já fez mais de 10 mil vítimas no Brasil

Allan White / Fotos Públicas

-

Através de páginas de internet falsas, os cibercriminosos prometem “a nova funcionalidade atualizada”, porém, o que muitos não sabem, é que tudo não passa de um golpe.

O WhatsApp costuma ser muito usado pelos golpistas. A intenção é aproveitar da popularidade do mensageiro para disseminar malwares, e através deles roubar informações dos usuários.

A ESET, empresa de soluções para segurança da informação, descobriu algumas ameaças que utilizam a nova funcionalidade de videochamadas do WhatsApp para enganar os usuários.

Através de páginas de internet falsas, os cibercriminosos prometem “a nova funcionalidade atualizada”, porém, o que muitos não sabem, é que tudo não passa de um golpe. Assim, o usuário acaba sendo inscrito em serviços de SMS Premium (pago).

A ESET disse que em apenas uma hora, os cibercriminosos conseguiram inscrever mais de 10 mil usuários do mensageiro no Brasil. A vítima, após clicar no link malicioso que é recebido através de mensagem, acaba sendo direcionada para um anúncio publicitário chamado de “última etapa”.

No local é solicitado que uma mensagem de SMS seja enviada para um número Premium com determinado texto. Com isso, a vítima acaba sendo inscrita em um serviço pago de SMS.

“É importante destacar que não se trata de um vírus de WhatsApp, já que nenhum arquivo é executado. Também não verificamos evidências de que os sites fraudulentos estejam tentando explorar vulnerabilidades nos equipamentos conectados”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

“O único objetivo é o ganho financeiro, com a inscrição no serviço de SMS Premium”, diz.

“Os cibercriminosos aproveitam lançamentos populares como esse para aplicar golpes que afetem o maior número de pessoas. Isso porque, na ânsia de acessar a nova funcionalidade, nem sempre os internautas checam a procedência do site e acabam fornecendo informações pessoais ou se inscrevendo em serviços não solicitados”, acrescenta Di Jorge.

Caí no golpe, o que fazer?

Para quem caiu no golpe, a primeira coisa a fazer é avisar os contatos e também a operadora para evitar a inscrição em qualquer serviço SMS Premium.

Se for contatado que uma inscrição foi realizada , é necessário pedir a remoção do serviço.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …