Estudo demonstra que tubarões valem muito mais vivos do que mortos

Lwp Kommunikáció / Flickr

Tubarão-Tigre (Galeocerdo cuvier)

Tubarão-Tigre (Galeocerdo cuvier)

O mergulho com tubarões gerou na Flórida, aproximadamente, US$ 221 milhões no ano passado, valor mais de 200 vezes superior ao que a venda de barbatanas desse peixe rendeu aos Estados Unidos em 2015, informou nesta terça-feira o grupo ambientalista Oceana.

De acordo com o estudo, divulgado pela ONG Oceana, a venda de barbatanas de tubarão rendeu US$ 1,03 milhão em 2015 nos Estados Unidos.

A ONG fez a comparação para destacar que o animal é muito mais valioso “vivo”, por conta dos turistas que atraí, do que morto, na tentativa de obter as barbatanas, consideradas iguarias em alguns países da Ásia e, ao mesmo tempo, usadas na indústria farmacêutica.

“Só na Flórida, a receita gerada por esta atividade turística é mais de 200 vezes a produzida pelo comércio nacional de barbatanas”, explicou Lora Snyder, diretora de campanha da Oceana.

Segundo ela, 3.700 postos de trabalho no ramo do turismo gerados em torno do mergulho em zonas povoadas por tubarões foram fechados em 2016.

O autor do estudo, Anthony Fedler, disse que houve um aumento “grande” no interesse por mergulhos de observação dos tubarões em seu habitat natural.

“A conservação e a gestão sustentável dos recursos de tubarões são cada vez mais importantes para as economias locais, onde a exploração foi regra durante anos”, indicou ele.

No entanto, Lora Snyder lamentou que 25% dos tubarões e de suas famílias estejam ameaçados de extinção, em parte por conta do comércio mundial de barbatanas. De acordo com ela, embora esse procedimento seja ilegal nos Estados Unidos, as barbatanas continuam sendo compradas e vendidas no país, além de importadas.

Nesse sentido, os congressistas Ed Royce e Gregorio Kilili Camacho apresentaram no início de março um projeto de lei para proibir esse comércio em território americano.

Segundo a especialista, anualmente barbatanas de quase 73 milhões de tubarões são comercializadas no mundial, e mais de 70% das 14 espécies mais comuns envolvidas no comércio de Hong Kong são consideradas de alto ou muito alto risco de extinção.

“Percebemos, com o tempo, que os tubarões na Flórida simplesmente geram mais receita vivos e na água. É uma indústria lucrativa e em expansão nos Estados Unidos à medida que cada vez mais mergulhadores reconhecem a beleza e também o temor que é nadar com estas magníficas criaturas “, defendeu a diretora.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …