Estudo demonstra que tubarões valem muito mais vivos do que mortos

Lwp Kommunikáció / Flickr

Tubarão-Tigre (Galeocerdo cuvier)

Tubarão-Tigre (Galeocerdo cuvier)

O mergulho com tubarões gerou na Flórida, aproximadamente, US$ 221 milhões no ano passado, valor mais de 200 vezes superior ao que a venda de barbatanas desse peixe rendeu aos Estados Unidos em 2015, informou nesta terça-feira o grupo ambientalista Oceana.

De acordo com o estudo, divulgado pela ONG Oceana, a venda de barbatanas de tubarão rendeu US$ 1,03 milhão em 2015 nos Estados Unidos.

A ONG fez a comparação para destacar que o animal é muito mais valioso “vivo”, por conta dos turistas que atraí, do que morto, na tentativa de obter as barbatanas, consideradas iguarias em alguns países da Ásia e, ao mesmo tempo, usadas na indústria farmacêutica.

“Só na Flórida, a receita gerada por esta atividade turística é mais de 200 vezes a produzida pelo comércio nacional de barbatanas”, explicou Lora Snyder, diretora de campanha da Oceana.

Segundo ela, 3.700 postos de trabalho no ramo do turismo gerados em torno do mergulho em zonas povoadas por tubarões foram fechados em 2016.

O autor do estudo, Anthony Fedler, disse que houve um aumento “grande” no interesse por mergulhos de observação dos tubarões em seu habitat natural.

“A conservação e a gestão sustentável dos recursos de tubarões são cada vez mais importantes para as economias locais, onde a exploração foi regra durante anos”, indicou ele.

No entanto, Lora Snyder lamentou que 25% dos tubarões e de suas famílias estejam ameaçados de extinção, em parte por conta do comércio mundial de barbatanas. De acordo com ela, embora esse procedimento seja ilegal nos Estados Unidos, as barbatanas continuam sendo compradas e vendidas no país, além de importadas.

Nesse sentido, os congressistas Ed Royce e Gregorio Kilili Camacho apresentaram no início de março um projeto de lei para proibir esse comércio em território americano.

Segundo a especialista, anualmente barbatanas de quase 73 milhões de tubarões são comercializadas no mundial, e mais de 70% das 14 espécies mais comuns envolvidas no comércio de Hong Kong são consideradas de alto ou muito alto risco de extinção.

“Percebemos, com o tempo, que os tubarões na Flórida simplesmente geram mais receita vivos e na água. É uma indústria lucrativa e em expansão nos Estados Unidos à medida que cada vez mais mergulhadores reconhecem a beleza e também o temor que é nadar com estas magníficas criaturas “, defendeu a diretora.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …