Cientistas encontram sangue no Sudário de Turim – e pode ser de Jesus Cristo

bostoncatholic / Flickr

O Santo Sudário em exposição no Museu de Turim

Uma nova análise científica feita no Santo Sudário, a peça de linho em que Jesus Cristo teria sido envolvido depois de crucificado, detectou a presença de vestígios de sangue de uma vítima torturada.

O novo dado parece reforçar a teoria de que o Santo Sudário, também conhecido como Sudário de Turim, se trata mesmo do tecido em que Jesus Cristo foi envolvido depois de ter sido crucificado.

A autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos, mas a nova investigação, apresentada em um artigo publicado na revista científica PlosOne, sugere que a relíquia pode conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense realizada por pesquisadores italianos detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa teria sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico antes de ter morrido.

“A presença destas nanopartículas biológicas, encontradas durante nossas experiências, apontam para uma morte violenta para o homem envolvido no Sudário“, destaca um dos pesquisadores envolvidos no estudo, o professor Giulio Fanti, da Universidade de Pádua (Itália), citado pela agência católica de notícias ACI Digital.

Outro dos autores da pesquisa, Elvio Carlino, do Instituto de Cristalografia de Bari, acrescenta que as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento” da “vítima” que foi “envolvida no tecido fúnebre”.

Dianelos Georgoudis / Wikimedia

Imagens do Sudário de Turim contrastada com filtros positivo / negativo e funções matemáticas

Técnicas microscópicas avançadas

Os pesquisadores esclarecem, no estudo publicado na PlosOne, que recorreram à técnica de resolução atômica reprodutível, através de Microscopia Eletrônica de Transmissão, e à análise microscópica de raios-X de Grande Angular para encontrarem as nanopartículas.

As análises permitiram concluir, pelo “tipo, tamanho e distribuição”, que “não podem ser corantes para pintura”, mas que são antes “núcleos de ferrita de ferritina”, conforme indicam na pesquisa.

A ferritina, juntamente com a creatinina, que também foi encontrada no tecido, são substâncias detectadas habitualmente em pacientes que sofreram traumas múltiplos, por exemplo, em vítimas de tortura.

Assim, os pesquisadores concluem que as partículas de sangue resultam de um “politraumatismo grave”, em um “cenário de violência” – uma conclusão que vem ao encontro do cenário da crucificação de Jesus Cristo e do posterior envolvimento do seu corpo na famosa relíquia fúnebre.

Greg Sass / Flickr

O Santo Sudário em exposição no Museu de Turim

Mistério e controvérsia continuam

Mas mesmo que pesquisas posteriores venham reforçar as conclusões, dificilmente será possível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo. Por isso, a polêmica em torno do Santo Sudário está longe de terminada.

A relíquia tem sido alvo de muitas teorias e de muito debate entre teólogos e cientistas ao longo dos anos, havendo suspeitas quanto à sua autenticidade.

Testes realizados em 1988 apontaram que pode se tratar de uma falsificação da Idade Média. Mas há outras análises que vão no sentido de que se trata mesmo do tecido onde Jesus Cristo foi envolvido, no Santo Sepulcro, há 2 mil anos.

Em abril deste ano, o History anunciou em um documentário que pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, estão usando amostras de DNA do Santo Sudário para tentar encontrar descendentes vivos de Jesus Cristo.

O certo é que a relíquia atravessou meio mundo, de Jerusalém à Turquia, passando pela França, até chegar a Turim, onde está, atualmente, em exibição na Catedral de São João Batista. Passou assim, por muitas mãos e os vestígios de sangue podem até pertencer a qualquer pessoa que tenha tido contato com ela na era moderna.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …