Historiador diz que encontrou o primeiro retrato real de Jesus Cristo

Um historiador inglês, que há 30 anos estuda a vida de Jesus Cristo e a Bíblia, acredita que encontrou o primeiro retrato verdadeiro do Messias. A imagem está numa moeda e ilustra um rei guerreiro que, segundo o pesquisador, é Jesus Cristo.

Ralph Ellis garante ter encontrado o que seria o primeiro retrato real de Jesus Cristo. O chamado Messias é uma das imagens mais pintadas do mundo, mas, na verdade, não há nenhuma prova que ilustre como ele era na realidade.

As imagens que conhecemos de Jesus Cristo resultam de uma criação que se vulgarizou como autêntica, graças ao fato de ter sido assumida como real pela Igreja Católica.

Mas, agora, Ralph Ellis acredita que descobriu a prova que pode mudar tudo o que tínhamos como certo a respeito de Jesus. O pesquisador alega que a figura com barba e uma coroa que ilustra uma moeda de bronze, com 24 milímetros, datada do século I, representa o Messias.

A moeda está catalogada como pertencendo ao rei Izas Manu que liderou o Reino de Edessa, na Mesopotâmia, no território que é hoje, o sudeste da Turquia.

Ralph Ellis / Facebook

Moeda do século I com o rei Izas Manu que, segundo o historiador Ralph Ellis, é Jesus Cristo

Moeda do século I com o rei Izas Manu que, segundo o historiador Ralph Ellis, é Jesus Cristo

Ralph Ellis disse ao jornal britânico The Sun que está absolutamente convencido de que este rei Izas Manu e Jesus Cristo são a mesma pessoa, considerando que estamos perante “uma das mais importantes descobertas da história moderna”.

Investigação controversa

A tese é divulgada pelo pesquisador de 59 anos na altura em que lançou, no Reino Unido, o livro “Jesus, Rei de Edessa”, onde expõe detalhes da sua pesquisa.

Ellis defende que o rei retratado na moeda ficou conhecido, depois de morrer, como “Rei Izas Manu” ou como “Jesus Emanuel” – nome pelo qual é também conhecido Jesus Cristo.

Segundo a Bíblia, Jesus Cristo era um pregador pacifista que foi crucificado por Pôncio Pilatos, com receio da crescente adoração do povo ao chamado “Rei dos Judeus” e de uma possível revolta contra o domínio do Império Romano.

Ellis alega que a história bíblica coincide com os fatos históricos em torno do rei Izas Manu que teria lutado para libertar a Judeia dos romanos. O pesquisador afirma ainda que há relatos de que ambos eram judeus nazarenos, que viviam na cidade de Jerusalém no século I e que os dois vistos eram como uma ameaça pelos romanos.

“A ligação entre Jesus Emanuel e o rei Izas Manu é controversa, para dizer o mínimo, mas as semelhanças são muito grandes para serem meras coincidências“, destaca o historiador citado pelo diário britânico The Daily Mail.

A sua tese está sendo contestada por vários especialistas que lhe apontam “inconsistências”, conforme atesta o jornal. “A moeda síria que diz ‘Rei Manu’ em Aramaico foi aparentemente cunhada para Manu VIII que é conhecido por ter vivido cerca de 70 anos depois de Izas Manu VI“, salienta a publicação, dando voz aos críticos de Ellis.

Mas o pesquisador garante que a moeda é mais antiga e considera que as críticas têm a ver com “fundamentalismo religioso”.

“Jesus é sempre retratado como um príncipe pobre da paz que esteve confusamente envolvido numa revolução desconhecida, nos anos 30 d.C.. A minha pesquisa coloca-o na linha de tempo histórica, desde os anos 30 d.C. a 60 d.C., e o torna uma figura chave na Grande Guerra Judia-Romana“, salienta Ellis ao The Daily Mail.

Para o historiador é certo que Jesus Cristo foi, de fato, “um rei guerreiro que desafiou o poder do Império Romano em 68 d.C. e pagou o preço”, sendo crucificado.

Em outro livro já publicado, Ralph Ellis alega que Jesus Cristo é bisneto de Cleópatra, a rainha mais famosa do Egito. E em outra obra avança com a ideia de que Jesus Cristo e Maria Madalena eram reis e “o casal mais rico da Sírio-Judeia“, salientando que o Messias está na base da lenda do “Rei Artur” e dos Cavaleiros da Távola Redonda.

// ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ignorante, estudou por 30 anos e m não sabe nada. Mais um que quer só se aparecer. Com certeza Jesus nao era cabeludo e desleixado como as imagens da igreja catolica o mostram, mas a ideia desse psudo pesquisador é ainda mais escrota, Jesus um rei do passado! Jesus disse que o reino dele não faz parte desse mundo, então esse pesquisador deve saber ler e interpretar os textos que deve ser uma beleza.

    • “Jesus nao era cabeludo e desleixado como as imagens da igreja catolica o mostram”
      WOw, Voce sabe como ele era? tu esta la por acaso???
      E desde quando a igreja criou algum padrão para a aparência de Jesus? mania de implicar com a igreja…
      Jesus era representado de varias formas, porem, a imagem de Jesus com barba e cabelos compridos se popularizou a partir do seculo 3, provavelmente por causa da popularização da imagem do sudario de edessa.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …