“Dinossauro Frankenstein” pode ser o elo perdido entre herbívoros e carnívoros

Cientistas dizem ter resolvido o mistério sobre o chamado “dinossauro Frankenstein”, um esqueleto encontrado no Chile em 2015 que parecia ser composto de partes de espécies diferentes.

Um novo estudo, publicado no periódico Royal Society Journal Biology Letters, sugere que ele é, na verdade, o elo perdido entre dinossauros herbívoros, tais como o estegossauro, e dinossauros carnívoros, como o tiranossauro. A descoberta lança luz sobre a evolução do grupo de dinossauros conhecidos como ornitísquios.

Matthew Baron, estudante de doutorado da Universidade de Cambridge, explicou à BBC que sua pesquisa indica que o “dinossauro Frankenstein” foi um dos primeiros ornitísquios, um grupo que inclui animais mais conhecidos, como o chifrudo tricerátops e o estegossauro, que tem placas ósseas nas costas.

“Não temos ideia nenhuma de como o corpo dos ornitísquios começou a se desenvolver porque eles parecem muito diferentes de todos os outros dinossauros. Eles têm várias características incomuns”, afirmou o cientista de Cambridge.

“Nos 130 anos desde que o grupo dos ornitísquios foi inicialmente reconhecido, nunca tivemos noção sobre a aparência deles, pelo menos até agora”, acrescentou.

O “dinossauro Frankenstein”, mais precisamente chamado Chilesaurus, intrigou especialistas quando foi descoberto, há dois anos. Ele tinha as pernas de um animal como o brontossauro, os quadris de estegossauro e os braços e o corpo de um animal como o Tiranossaurus rex. Cientistas simplesmente não sabiam onde posicioná-lo na árvore genealógica de dinossauros.

Gabriel Lio / Nature

Chilesaurus, o “dinossauro Frankenstein”

Na árvore genealógica aceita atualmente, sempre se acreditou que o grupo de ornitísquios não estaria ligado aos outros grupos de dinossauros.

Paleontólogos viam essas criaturas como um caso à parte. Mas uma revisão dessa árvore genealógica, proposta por Baron em março no periódico científico Nature, sugere que os ornitísquios estavam mais próximos de carnívoros como o tiranossauro do que se pensava anteriormente.

E foi após essa reconfiguração da árvore genealógica que permitiu que o “dinossauro Frankenstein” passasse de enigma a elo perdido. “Agora que acreditamos que ornitísquios e carnívoros como o tiranossauro estão relacionados, o Chilesaurus fica entre os dois grupos. É uma mistura meio e meio perfeita. Então, de repente, a nova árvore faz muito sentido”, explicou.

A versão alternativa da árvore genealógica do dinossauro, chamada “árvore de Baron”, é mais do que um reajuste.

Ela lança luz sobre como grupos diferentes de dinossauros se dividem e evoluem para caminhos diferentes, acrescenta o coautor do estudo, o professor Paul Barrett, do Museu de História Natural de Londres. “O Chilesaurus está lá no início de uma dessas grandes divisões. E, ao compreendermos mais sobre sua biologia, possivelmente entenderemos os fatores que as impulsionaram”, declarou.

Barrett e Baron acreditam que a árvore reconfigurada poderia substituir a atual árvore genealógica, que tem resistido ao teste do tempo por mais de 130 anos.

A árvore de Baron é polêmica e recebe críticas. Mas se ele conseguir trazer novos exemplos que suavizem a relação entre diferentes grupos de dinossauros é possível que aumente sua aceitação. Baron acredita que resgatar o Chilesaurus do status de “Frankenstein” poderia ser a primeira de uma série de rearranjos.

“Este é um bom passo na direção de meu objetivo principal, que é tentar definir de vez a linhagem do ornitísquio, porque acredito que passamos tempo demais ignorando e não entendendo esse grupo importante. Vamos finalmente chegar a um consenso. Acho que este é um passo para o modelo correto”, afirma.

Sarah Gabbott, da Universidade de Leicester, não envolvida no estudo, descreveu a nova análise como “incrivelmente importante”.

“O Chilesaurus preserva um conjunto incomum de características que são uma mistura entre os ornitísquio e os terópodes. Em especial, sua mistura de características ajuda a revelar a sequência de eventos durante os críticos primeiros estágios da evolução do ornitísquio”, disse.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …