Há uma bomba-relógio na Europa – que pode explodir a qualquer momento

Web Gallery of Art / Wikimedia

Os Campos Flégreos, na região de Nápoles, pintura de Michael Wutky, 1780

A caldeira vulcânica dos Campos Flégreos, localizada perto de Nápoles, na Itália, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mesmo com a possibilidade de ocorrência de um evento catastrófico, a região não tem nenhum plano de evacuação.

Segundo alertaram em dezembro do ano passado especialistas italianos e franceses em um artigo científico publicado na Nature, o supervulcão adormecido perto de Nápoles – que alguns cientistas dizem ter sido a causa da extinção dos Neandertais – pode acordar a qualquer momento. E se isso acontecer, a região será palco de uma violenta erupção.

Os autores do artigo afirmam que a pressão dos gases no magma na região dos Campos Flégreos, a noroeste de Nápoles, está próxima de níveis críticos. O próprio magma está subindo, mas é impossível prever se ou quando a erupção ocorrerá realmente.

Nesta quarta-feira (30), foi o vulcanólogo Giuseppe Mastrolorenzo, do Observatório Vesuviano, a lançar o alerta: há uma bomba-relógio perto de explodir na Europa e ninguém faz nada para a contê-la.

“O risco de uma erupção dos dois vulcões napolitanos é extremamente alto. Podemos dizer sem dúvida nenhuma que este é atualmente o maior risco de erupção no mundo“, diz Mastrolorenzo em entrevista à Sputnik News.

Segundo o vulcanólogo, o risco é ainda maior devido às consequências devastadoras que uma erupção catastrófica causaria, ou seja, o número de pessoas que poderiam ser afetadas. A região onde se situa a caldeira vulcânica dos Campos Flégreos tem 3 milhões de pessoas em risco.

O vulcanólogo realça que “a possibilidade de uma erupção é a mais alta possível. Pode ocorrer a qualquer momento. Esperamos que nesse caso houvesse sinais prévios, para que fosse possível preparar a evacuação, mas infelizmente tudo indica que qualquer erupção será anunciada apenas algumas horas antes de ocorrer“.

Os supervulcões da caldeira dos Campos Flégreos são capazes de causar erupções em grande escala, com proporções cem vezes mais destruidoras do que a do Vesúvio, que destruiu a cidade de Pompeia, realça Mastrolorenzo.

O alerta de nível amarelo foi introduzido na região em 2012, perante a ameaça de erupção iminente dessa caldeira vulcânica. O amarelo é o segundo na escala de quatro níveis de alerta vulcânico, e indica que a erupção pode ocorrer nas semanas ou meses seguintes.

De acordo com Mastrolorenzo, quando a situação atingir o nível vermelho — o mais perigoso — não será possível salvar a população da região se não existir um plano oficial concreto de evacuação – ou pelo menos recomendações gerais para coordenar o processo da evacuação.

“Simplesmente não existe um plano de evacuação que inclua as medidas necessárias, o trabalho de resgate, as formas de salvamento e a forma de alertar a população”, alerta o vulcanólogo.

(dv)

O vulcanólogo Giuseppe Mastrolorenzo, do Observatório Vesuviano

Mastrolorenzo destaca que os desastres naturais das últimas décadas — desde a tsunami no Oceano Índico até o furacão Katrina — demonstraram que, na maioria das vezes, mesmo sabendo com antecedência sobre os riscos, não prestamos atenção suficiente ao que é preciso fazer para evitar ou atenuar as consequências.

Além disso, diz o cientista, há outras ameaças, como por exemplo planos de construção de centrais geotérmicas na ilha de Ísquia – e nos próprios Campos Flégreos. As instalações podem provocar terremotos e desencadear uma erupção.

No entanto, nem sequer as autoridades locais se manifestaram contra estes projetos, concluiu Giuseppe Mastrolorenzo.

Algo tão preocupante quanto diversos especialistas não hesitam em considerar que este é o vulcão mais perigoso do mundo.

Segundo defendem alguns cientistas, uma forte erupção deste vulcão poderia ter sido a razão da extinção de Homem de Neandertal, há cerca de 40 mil anos. A última erupção aconteceu em 1538.

Ciberia // ZAP / Sputnik News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …