“Montanha de Deus” pode entrar em erupção a qualquer momento

Christoph Strässler / Flickr

Ol Doinyo Lengai, a “Montanha de Deus”

O vulcão Ol Doinyo Lengai, na Tanzânia, encontra-se em um local onde foram descobertas pegadas deixadas pelos nossos antepassados há 3,6 milhões de anos. E pode entrar em erupção enquanto você está lendo este texto.

Segundo adverte uma equipe de cientistas, uma erupção massiva do Ol Doinyo Lengai, vulcão tanzaniano conhecido pelos locais como “A Montanha de Deus”, está iminente, e pode destruir para sempre um local chave da história da Humanidade.

“O vulcão pode entrar em atividade a qualquer instante“, diz Sarah Stamps, geofísica da Virginia Tech, nos EUA, citada pela revista National Geographic.

O vulcão, com 2.331 metros de altura, encontra-se a menos de 115 quilômetros de Arusha, sítio arqueológico onde foram descobertas pegadas deixadas pelos nossos antepassados há mais de 3,6 milhões de anos, além dos vestígios de cerca de quatro centenas de pegadas humanas mais recentes, com “apenas” 19 mil anos.

Os geólogos colocaram em 2016 cinco sensores de movimento à volta do vulcão para monitorar a sua atividade e avaliar o risco de erupção. Em janeiro deste ano, registraram flutuações significativas nos valores registrados, que indicam que parte do vulcão está se elevando.

“Após estes sinais, nossa equipe instalou três novas estações de observação geológica, capazes de recolher dados em tempo real”, explica Sarah Stamps.

Sarah Stamps / MySpace

A geofísica norte-americana Sarah Stamps. Ao fundo, o vulcão tanzaniano Ol Doinyo Lengai

Mais cedo ou mais tarde

A equipe de geólogos e geofísicos que observa o Ol Doinyo Lengai identificou outros sinais, como o aumento das emissões de gases e de pequenos tremores de terra na região, que permitem concluir inequivocamente que uma erupção da “Montanha de Deus” está iminente.

“Neste caso, iminente significa daqui a um ano, uma semana, ou daqui a um segundo. Estes sinais são indicadores de uma deformação vulcânica que levará a uma erupção – mais cedo ou mais tarde“, explica Stamps.

A pesquisadora acrescenta que não tem a certeza de que uma erupção chegasse a atingir os locais arqueológicos de Arusha: a menos de 115 quilômetros de distância, no sítio de Laetoli, as famosas pegadas milenares de hominídeos, e no sítio de Engare Sero, a chamada “dança do homo sapiens“, que imortalizou pegadas com pouco menos de 20 mil anos.

Mas, diz Cynthia Liutkus-Pierce, geóloga da Universidade Estatal de los Apalaches, “se a erupção coincidir com a época das chuvas, é possível que os enormes fluxos de detritos que se formariam podem destruir os achados para sempre”.

O Ol Doinyo Lengai é o único vulcão ativo capaz de expelir lava rica em carbonatite, um tipo de rocha ígnea por vezes confundida com mármore. Esta lava, esguia e prateada, se desloca mais depressa do que uma pessoa consegue correr.

Tipicamente, a atividade do Ol Doinyo Lengai está confinada ao seu cume, mas ocasionalmente a Montanha de Deus ruge de forma mais dramática. Em setembro de 2007, o vulcão expeliu uma nuvem de fumaça a mais de 15 quilômetros de altitude, e lançou rios de lava que rasgaram a sua encosta oeste, deixado cicatrizes que foram visíveis do espaço.

E quando isso acontece, não adianta correr.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …