Polícia ocupa escolas para que não haja “música” no dia do referendo sobre a independência da Catalunha

. SantiMB . / Flickr

Manifestação pela independência da Catalunha

Os catalães foram convocados para “dar música” às autoridades espanholas no dia 1º de outubro, data em que a polícia tentará ocupar as escolas na tentativa de impedir o referendo sobre a independência da região.

Os Mossos d’Esquadra, polícia catalã, têm autorização para fechar todas as escolas da Catalunha no fim de semana, de forma a impedir a realização do referendo independentista.

Sob comando de um coronel da Guardia Civil, polícia espanhola, e por imposição da justiça espanhola, os Mossos deverão ocupar todas as escolas no final das aulas desta sexta-feira (29), para evitar que sejam utilizadas para o referendo.

De acordo com o jornal i, estima-se que haja mais de 3 mil seções de voto para o referendo a se realizar no próximo domingo.

Os 10 mil guardas civis e policiais nacionais que vão de outros pontos da Espanha, em direção à Catalunha, são considerados poucos para conseguir o objetivo de impedir a realização do referendo.

Segundo um dirigente do partido independentista CUP, as forças policiais “terão que se esforçar muito para nos impedirem de exercer o nosso direito de voto, até porque nós somos muitos mais que todos os policiais da Espanha“.

Desde a detenção de 14 altos dirigentes que, todas as noites, a partir das 22 horas, centenas de pessoas vão para as ruas, em protesto. “Parece um relógio suíço. É todos os dias à mesma hora”, denuncia uma comerciante.

Entretanto, a juíza Carmen Lamela admite que o Ministério Público fará uma denúncia contra os catalães que se manifestaram contra a prisão dos membros do governo autônomo nos dias 20 e 21 de setembro.

A magistrada considera que as manifestações, que dificultaram a ação das forças da ordem, podem constituir crimes de rebelião e de incitamento ao tumulto.

Para a juíza, o direito à manifestação não prevalece sobre a necessidade de ordem pública e respeito pelas forças da ordem. Segundo ela, é um crime que está sob a alçada da Audiência Nacional (instituição herdeira dos Tribunais de Ordem Pública franquista) e destaca que o ato de manifestação pode, em determinadas circunstâncias, “significar uma ofensa contra o governo”.

Dia Internacional da Música

O movimento social ANC (Assembleia Nacional Catalã) emitiu um comunicado para todos os catalães, no qual refere que “no dia 2 de outubro se assinala o Dia Internacional da Música, por iniciativa da UNESCO, e que em toda a Catalunha vai haver atos celebrações entre as 8h e as 20h, para todos os catalães”.

“Aconselha-se a todos os cidadãos que se informem do local onde é previsto cantarem. Em todos os locais haverá partituras para todos. Depois de cantarem, devem deixar suas partituras em caixas para o efeito, para saber quantos optam por um ‘Si Maior’, ou por outros tons. A grande festa final do Dia da Música deve ocorrer na Praça de Barcelona, a partir do meio da tarde”, acrescenta o texto.

O comunicado não passou despercebido pela Guardia Civil, que também marcará presença no evento cultural que marca o “Dia Internacional da Música”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …