Polícia ocupa escolas para que não haja “música” no dia do referendo sobre a independência da Catalunha

. SantiMB . / Flickr

Manifestação pela independência da Catalunha

Os catalães foram convocados para “dar música” às autoridades espanholas no dia 1º de outubro, data em que a polícia tentará ocupar as escolas na tentativa de impedir o referendo sobre a independência da região.

Os Mossos d’Esquadra, polícia catalã, têm autorização para fechar todas as escolas da Catalunha no fim de semana, de forma a impedir a realização do referendo independentista.

Sob comando de um coronel da Guardia Civil, polícia espanhola, e por imposição da justiça espanhola, os Mossos deverão ocupar todas as escolas no final das aulas desta sexta-feira (29), para evitar que sejam utilizadas para o referendo.

De acordo com o jornal i, estima-se que haja mais de 3 mil seções de voto para o referendo a se realizar no próximo domingo.

Os 10 mil guardas civis e policiais nacionais que vão de outros pontos da Espanha, em direção à Catalunha, são considerados poucos para conseguir o objetivo de impedir a realização do referendo.

Segundo um dirigente do partido independentista CUP, as forças policiais “terão que se esforçar muito para nos impedirem de exercer o nosso direito de voto, até porque nós somos muitos mais que todos os policiais da Espanha“.

Desde a detenção de 14 altos dirigentes que, todas as noites, a partir das 22 horas, centenas de pessoas vão para as ruas, em protesto. “Parece um relógio suíço. É todos os dias à mesma hora”, denuncia uma comerciante.

Entretanto, a juíza Carmen Lamela admite que o Ministério Público fará uma denúncia contra os catalães que se manifestaram contra a prisão dos membros do governo autônomo nos dias 20 e 21 de setembro.

A magistrada considera que as manifestações, que dificultaram a ação das forças da ordem, podem constituir crimes de rebelião e de incitamento ao tumulto.

Para a juíza, o direito à manifestação não prevalece sobre a necessidade de ordem pública e respeito pelas forças da ordem. Segundo ela, é um crime que está sob a alçada da Audiência Nacional (instituição herdeira dos Tribunais de Ordem Pública franquista) e destaca que o ato de manifestação pode, em determinadas circunstâncias, “significar uma ofensa contra o governo”.

Dia Internacional da Música

O movimento social ANC (Assembleia Nacional Catalã) emitiu um comunicado para todos os catalães, no qual refere que “no dia 2 de outubro se assinala o Dia Internacional da Música, por iniciativa da UNESCO, e que em toda a Catalunha vai haver atos celebrações entre as 8h e as 20h, para todos os catalães”.

“Aconselha-se a todos os cidadãos que se informem do local onde é previsto cantarem. Em todos os locais haverá partituras para todos. Depois de cantarem, devem deixar suas partituras em caixas para o efeito, para saber quantos optam por um ‘Si Maior’, ou por outros tons. A grande festa final do Dia da Música deve ocorrer na Praça de Barcelona, a partir do meio da tarde”, acrescenta o texto.

O comunicado não passou despercebido pela Guardia Civil, que também marcará presença no evento cultural que marca o “Dia Internacional da Música”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …

Como a vacinação em massa salvou a Escócia em 1950

Em 2021, haverá uma campanha de vacinação em massa como nenhuma outra realizada no mundo. Hoje se trata de parar o covid-19, mas, em meados do século passado, um programa de vacinação se tornou a …

Em provocação a Biden, Kim Jong-un avisa que vai reforçar arsenal nuclear da Coreia do Norte

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, afirmou que vai reforçar o arsenal nuclear de seu país, em discurso de encerramento do congresso do partido no poder, anunciou nesta quarta-feira (13) a imprensa oficial, a uma …

Bolsonaro sabota combate à covid-19, diz relatório da Human Rights Watch

Estudo anual da Human Rights Watch sobre direitos humanos no mundo reserva capítulo com duras críticas ao governo brasileiro e diz que ele agiu deliberadamente para minar políticas contra a pandemia. O presidente Jair Bolsonaro agiu …

Nasa dá detalhes, incluindo data e horário em que asteroide pode atingir Terra

Anote na agenda: 6 de maio de 2022, às 5h12. É sempre bom saber quando um asteroide vai atingir o seu planeta, não é mesmo? As informações são da Nasa (agência espacial americana), que revelou …